Vagas Ensino Superior

Publicada por José Manuel Dias


As vagas abertas no ensino superior público para o próximo ano lectivo totalizam 50.777, mais 1.505 lugares face ao ano anterior, informou esta terça-feira o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, noticia a Lusa. Se desejar ver as listas, bem como a média do último candidato colocado em 2007 é só espreitar aqui.
De salientar o aumento do número de vagas para horários pós-laborais, que cresceu 60,7 por cento, passando de 2.160 em 2007 para 3.471 em 2008, ampliando a oferta para os trabalhadores-estudantes.
O ensino superior politécnico foi o grande responsável pelo aumento do número de vagas, pois disponibiliza mais 1.166 lugares, enquanto o ensino superior universitário apenas criou mais 339.
Fonte: Portugal Diário aqui.
Registe-se o aumento de 151 vagas no Curso de Medicina, em resultado de alguma pressão efectuada pelo Governo junto das respectivas faculdades. Um acréscimo plenamente justificado uma vez a formação de médicos tem estado muito aquém das necessidades do País.
A lista inclui ainda a nota de candidatura do último colocado em cada curso de 2007
E o que se passa em Aveiro? De acordo com o Diário de Aveiro desta data, a Universidae de Aveiro (UA) aposta, no próximo ano lectivo, nos cursos que funcionam em regime pós-laboral, oferecendo um número de vagas superior ao do ano passado. É o caso do curso de Marketing, a funcionar no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCAA), que passa de uma oferta de 12 para 20 vagas em 2008/09. A crescer está também a oferta ao nível do curso de Contabilidade, que regista um acréscimo de cinco lugares, dos 25 disponíveis há um ano para os actuais 30. Por fim, o mesmo ISCAA sobe o número de vagas disponíveis na licenciatura de Finanças, de dez para 15.
Não se compreende, no entanto, que a Universidade de Aveiro não assegure outros cursos em regime pós laboral. Capacidade instalada existe e candidatos, seguramente, não faltarão, se a oferta se ajustar às reais necessidades do tecido empresarial.

0 comentários: