Irresponsabilidade

Publicada por José Manuel Dias


Os vários sindicatos que representam os trabalhadores dos transportes aéreos afirmam que só recuam na paralisação se a administração da TAP considerar a proposta de aumentos salariais de 1,5 por cento.
«Esta é uma proposta minimalista que apresentámos para demonstrarmos que queremos resolver as coisas pela via do diálogo», disse esta quinta-feira aos jornalistas o porta-voz do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), José Simão.
Em conferência de imprensa, os representantes dos vários sindicatos, onde se incluem também o dos técnicos de handling, o dos trabalhadores, o dos quadros da aviação comercial e o das indústrias metalúrgicas, explicaram que a proposta foi rejeitada no encontro que tiveram com a administração da transportadora esta quarta-feira.
«Não houve janela de abertura negocial. A empresa respondeu com um não que é inaceitável», acrescentou José Simão que refere que os 1,5% pedidos estão muito abaixo dos aumentos ideais. Uma situação que os órgãos sindicais não entendem, dado os lucros que a empresa teve, de quase 33 milhões de euros, no ano passado.
Fonte: Agência Financeira, aqui.
Quando leio estas notícias dou comigo a pensar em que época é que esta gente julga que vive. É verdade que a TAP deu 33 milhões de euros de lucros em 2007 mas também não é menos verdade que este ano, nos primeiros cinco meses, registou 102 milhões de euros de prejuízos. Insistir nos aumentos, nos termos que esta notícia nos relata, é ajudar a "cavar a própria sepultura" ou, para repescar o título do post, é de uma grande irresponsabilidade.

0 comentários: