Eficiência, Eficácia, Economia...

Publicada por José Manuel Dias


Dívidas a fornecedores que ascendem a seis milhões de euros; prazo média de pagamento a fornecedores de 44 dias; contas bancárias sem revelação contabilística; sistemas deficientes de controlo interno para aquisição de serviços ; ou realização de despesas sem a devida autorização, são algumas das situações detectadas pelo Tribunal de Contas numa auditoria horizontal realizada à área das “aquisições de bens e serviços” de quatro instituições de ensino superior. Universidade do Algarve (UA); Universidade da Beira Interior (UBI); Universidade de Évora (UE); e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro foram as instituições avaliadas e onde o Tribunal de Contas diz existirem, em 2005, dívidas a fornecedores que ascendiam a seis milhões de euros, sendo que apenas 39 por cento destas verbas se encontravam reflectidas contabilisticamente.
O relatório do Tribunal de Contas surge no mesmo dia em que o primeiro-ministro, José Sócrates, recebe o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), um encontro marcado após este organismo ter denunciado em Junho os graves problemas financeiros das instituições universitárias em 2008, que rondariam os 100 milhões de euros.
No Jornal Público, aqui.
Eficiência, eficácia, economia, exigência, rigor e excelência devem ser as palavras chave das Universidades. Como se conclui pelo Relatório do Tribunal de Contas, aqui, há muito a melhorar no que concerne à gestão financeira. Uma melhoria tanto mais urgente quanto é certo que o Presidente do CRUP pretende "reforço orçamental" para fazer face à alegada "grave situação financeira das universidades".

2 comentários:

  1. WOLKENGEDANKEN disse...

    Uma pergunta linguistica: qual é a diferenca entre eficiencia e eficacia ?

  2. José Manuel Dias disse...

    Eficiência tem a ver com o meios, eficácia tem a ver com os resultados. Eficiência é fazer as coisas bem, eficácia é fazer as coisas certas.