Os combustíveis e a mudança

Publicada por José Manuel Dias


Com os preços dos combustíveis a aumentarem consecutivamente, os consumidores tendem a reduzir o consumo. É isto que se tem verificado com as gasolinas, cujo consumo continua a diminuir. Os últimos dados revelam que o consumo deste combustível desceu quase 6% em Abril, com a gasolina aditivada a diminuír 78%.
O consumo de gasolina diminuiu 5,9%, com a aditivada a verificarem uma quebra de 77,8% no período em análise. Esta gasolina “praticamente deixou de ser consumida nos últimos meses”, acrescenta a DGEG. Mas neste tipo de combustível a tendência foi igual. O consumo de gasolina sem chumbo 98 octanas caiu 20,6% e a 95 desceu 3%.Ainda assim, a DGEE salienta que as quebras do consumo dos combustíveis, não acompanhou “a tendência da evolução do preço dos combustíveis rodoviários para o mesmo período homólogo”, uma vez que a gasolina 95 octanas encareceu 6,3%, o Gasóleo 21,5% e o GPL Auto 10,4%.
Fonte: Jornal de Negócios, aqui.
Vejamos o lado bom destas coisas, repensámos o nível de utilização do automóvel. Só quando é estritamente necessário. Poupamos combustível, utilizamos mais os transportes públicos e começámos a andar mais a pé. As crises obrigam-nos a mudar ou então pagamos pela persistência do erro.

1 comentários:

  1. mdsol disse...

    Ok! Concordo com a conclusão. Mas, neste momento, dado a organização do modo de vida das pessoas, que trabalham longe do local onde moram ... ainda vai demorar algum tempo até que muita gente possa prescindir regularmente do carro. Enquanto toda esta lógica não se alterar,(a própria organização do território e o modo de pensar a "cidade") tem de haver investimento em "alternativas" energéticas. Ou não?