A lista, as dívidas fiscais e o aeroporto

Publicada por José Manuel Dias


São 3,164 mil milhões de euros, 1,9% do PIB, o suficiente para deixar quase a zeros o défice orçamental de 2008 ou construir o novo aeroporto de Alcochete. Este é o montante da dívida já detectada e reclamada pelo fisco aos mais de 12 mil contribuintes, identificados na lista dos devedores, de acordo com dados da Administração Fiscal, a que o DN teve acesso.Os 7672 particulares - entre os quais oito dezenas estão acreditados como devendo, cada um, mais de um milhão de euros - "escondem" do fisco cerca de 1,5 mil milhões de euros em impostos como o IVA e IRS. Estes contribuintes estão notificados e já foram objecto do "contraditório" efectuado pelas Finanças, o que garante a autenticidade das dívidas.Não pagam porque.... cada um dos devedores terá uma história a contar, mas são os próximos candidatos a execuções fiscais a patrimónios e rendimentos, como salários ou pensões.
[...]
Desde meados de 2006, data da publicitação dos primeiros devedores, a administração fiscal já emitiu mais de 67 mil notificações e conseguiu recuperar 462 milhões de euros a contribuintes que estiveram nomeados na lista negra. Nos primeiros seis meses deste ano, o valor recuperado pelas Finanças já atinge os 160 milhões de euros. Apesar de estarem na lista, os devedores estão a enfrentar execuções fiscais.
No Diário de Notícias desta data, aqui.
A publicação da lista de devedores relapsos por parte da DGCI permitiu recuperar 462 milhões de euros mas se todos os que constam da lista pagassem, o valor arrecadado atingiria 3.164 mil milhões de euros, o montante necessário para construir o novo aeroporto de Alcochete.

0 comentários: