Irresponsabilidade sindical

Publicada por José Manuel Dias


Fernando Pinto, presidente da TAP, repetiu a ronda de reuniões com os sindicatos. Em cima da mesa colocou uma proposta de redução de custos com pessoal, que inclui, por exemplo, a redução dos ganhos extraordinários e a suspensão do adiantamento de subsídio de doença. Os representantes dos trabalhadores recusaram. O acordo disponibilizado ontem pela administração da transportadora estatal, que registou prejuízos de 102 milhões de euros nos primeiros cinco meses de 2008, contém cinco medidas de natureza laboral, que integram a lista de 84 acções designada por Plano de Emergência.No documento disponibilizado aos sindicatos, a TAP propõe a "manutenção dos níveis de emprego", ou seja, garantias de que nenhum trabalhador será despedido, e a "preservação dos ganhos regulares fixos", colocando de parte reduções e aumentos salariais.
Jornal Público, aqui.
Por este andar - 102 milhões de euros de prejuízos de Janeiro a Maio - e com sindicalistas destes que " reinvindicam actualização de remunerações em 2008" e não estão disponíveis para "sacrifícios viladores dos direitos dos trabalhadores" não tarda que a imagem deste post - um avião em pleno voo - seja apenas uma imagem de arquivo. Registe-se que a Administração da TAP comprometia-se a "manter os níveis de emprego" mas parece que os representantes dos trabalhores estão apostados em dar razão a John Kohlsaat.

1 comentários:

  1. Lúcia disse...

    A ver vamos se o que a TAP propõe é exequivel. Ou se, para já, é Marketing, também muito necessário em alturas delicadas. Quer para as negociações, quer para os agentes económicos.
    Abraço