Azeite português

Publicada por José Manuel Dias


Uma empresa andaluza comprou a Herdade da Enxara, um olival de 400 hectares na zona de Avis. Com este negócio, a sociedade Bogaris soma cerca de quatro mil hectares de olival no Alentejo, com rendimentos por campanha que poderão atingir os 19 milhões de euros, de acordo com a empresa.
Herdade da Enxara é a quinta aquisição da Bogaris Agriculture desde 2003, ano em que comprou a Herdade do Sobrado. Neste olival de 1200 hectares está a ser construído um dos maiores lagares europeus, com capacidade de moagem de 45 milhões de quilos.
A empresa conta em Portugal com uma superfície total de olival de 4004 hectares, 3525 dos quais são de superfície plantada, tanto em regime intensivo como em superintensivo.
O objectivo da empresa é transformar-se, no prazo de dois anos, no maior produtor integrado de azeite virgem da Europa.
Fonte: Correio da Manhã desta data, aqui.
Os agricultores portugueses queixam-se (para esta pesquisa encontramos 40.500 entradas no Google!!), os espanhóis produzem azeite português. Aqueles querem, por regra, mais subsídios, rendimentos garantidos, sem desenvolverem esforços para encontrar as melhores alternativas de produção em ordem a conseguir a desejada competitividade, estes investem, tomam riscos e procuram alcançar objectivos. Estes ajudam a diminuir o défice externo, aqueles parece que gostavam de ser funcionários públicos.

0 comentários: