I & D

Publicada por José Manuel Dias


O presidente da Bial afirma que se as grandes empresas portuguesas investissem 5% da sua facturação em investigação e desenvolvimento (I&D), o PIB cresceria a 3%. Luís Portela defende que, em vez do cimento, se deve apostar no conhecimento. Por isso, questiona os projectos de novas auto-estradas e do TGV, mas, até agora, faz um balanço positivo do actual Governo.
[...]
P: O anti-epiléptico criado pela Bial vai ser posto no mercado no próximo ano?
R: Depois de 15/16 anos de investimento estamos às portas de lançar o primeiro medicamento de raiz portuguesa no mercado mundial.É altura de começar a ter retorno.Já começámos a ter retorno. Em Dezembro de 2007 assinámos com a Sepracor um contrato de licença exclusiva para a comercialização nos Estados Unidos e Canadá. Pagaram 75 milhões de dólares só para entrar no negócio e ao longo dos próximos dois anos vão pagar mais 100 milhões.
[...]
P: É preciso diminuir o número de funcionários públicos?
R: Imprescindível.
P:Mas não está a ser feito...
R: Terá de ser feito. É uma questão de tempo. Mas dentro dessa grande reforma também está a área do ensino. A ministra está a fazer aquilo que todos esperávamos há 20 ou 30 anos. Focar os professores no seu métier e fazê-los trabalhar mais, para que Portugal deixe de ser dos países europeus que, comparativamente, mais investe em educação e piores resultados tem.
Excertos da entrevista dada pelo Presidente da Bial ao Semanário Económico, nas vésperas do lnçamento do primeiro medicamento de raiz portuguesa no mercado mundial. Pode ser lida na íntegra aqui.

1 comentários:

  1. Vanda disse...

    Vi-o na reportagem do canal 1 e pareceu-me ser uma pessoa de visão.


    Gostei.