Regresso da vantagem comparativa

Publicada por José Manuel Dias


A empresa alemã Steiff, que inventou os ursinhos de peluche, fez regressar a Portugal parte da produção deslocalizada para a China, num movimento que se começa a verificar noutros sectores da economia, devido ao aumento do preço do petróleo.
[...]
O regresso da produção a Portugal, segundo a Steiff, decorre da estratégia da nova direcção da empresa-mãe, de dificuldades logísticas e do aumento do preço dos transportes. Os chineses privilegiam o preço e a quantidade, mas "há uma falta de capacidade de resposta para série mais limitadas e mais sofisticadas, onde se pretende uma resposta atempada", disse a empresa.
[...]
A proximidade geográfica, numa altura em que os custos dos transportes disparam, e a capacidade de adaptar rapidamente a produção às exigências do mercado são factores determinantes em nichos de mercados de diversos sectores, para os quais Portugal está bem posicionado.
Fonte: Jornal Público desta data, notícia desenvolvida aqui.
O aumento dos preços dos combustíveis fez regressar a vantagem comparativa do nosso país estar mais próximo dos mercados finais. Há que potenciar esta oportunidade noutros sectores, apostando, ao mesmo tempo, na melhoria da nossa capacidade de resposta em termos de tempo e qualidade.

0 comentários: