Premiar os melhores

Publicada por José Manuel Dias


O aluno que em cada escola obtiver a melhor média de conclusão do Ensino Secundário vai receber um prémio de mérito de 500 euros, atribuído pelo Ministério da Educação já em Setembro.
Premiados serão ainda os melhores alunos dos cursos profissionais e tecnológicos, que tenham obtido a melhor classificação final, anunciou o Ministério tutelado por Maria de Lurdes Rodrigues.
Com o galardão, pretende-se "reconhecer e valorizar o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho e desempenho escolares" dos melhores estudantes de cada escola do ensino público ou privado, bem como das escolas profissionais.
Notícia completa no Jornal de Notícias, aqui.
Já tinha sido criado o Prémio para o Melhor Professor, faz, também, sentido, criar o Prémio para o aluno que em cada escola tiver melhor classificação. Há que premiar os melhores. É um sinal claro para todos: o esforço traduz-se em resultados e os bons resultados são ainda mais recompensados.

1 comentários:

  1. Porfirio Silva disse...

    Caro Amigo:
    Concordo que são boas medidas. Mas só cobrem um aspecto da questão: mostrar o exemplo dos que estão no topo do topo. Em geral esses exemplos puxam principalmente pelos que estão próximo do topo, nos menos bons dos muito bons.
    Há outro aspecto mais difícil de trabalhar: mostrar aos muito fracos que é possível ser bom. Não necessariamente excelente, mas bom. Passo a passo. E que isso se faz com trabalho. Mas esse trabalho de sapa é heróico: muitos professores dedicam-se a ele, mas frequentemente longe dos olhares dos premiados.
    Abraço.