João Subsídio Machado

Publicada por José Manuel Dias


Os agricultores pagam os factores de produção 50 a 60%, em média, mais caros do que no ano passado e vendem os produtos mais baratos do que há um ano . Quem o disse foi João Machado, presidente da CAP, ao CM. Se você, caro leitor, não for agricultor nem pescador nem camionista nem (a lista vai engrossar nos próximos meses) o que faz? Ou se reinventa, ou fecha as portas.
Machado não pensa assim. Porque tudo é melhor do que 250 mil pessoas abandonarem a agricultura nos próximos anos. Mas o presidente da CAP foi mais longe, dizendo ser “absolutamente necessário resolver os problemas dos agricultores”. Mas quem tem de resolver os problemas dos agricultores não são… os próprios agricultores?João Machado pertence ao grupo dos que acham que o Estado deve estar sempre disponível para ajudar empresários em dificuldades. Ou será antes pseudo empresários? É que é difícil chamar “empresário” a alguém que, quando as coisas saem mal, corre a estender o chapéu à caridade do Estado.
Camilo Lourenço, no Jornal de Negócios desta data, aqui.
Saber tomar riscos é uma das características que se exige aos empresários. Quando os ventos não estão de feição, há que saber adaptar-se, não se pode "correr a pedir subsídios". Os subsídios são pagos com os nossos impostos e os mais eficientes não podem andar a pagar os erros, incompetências e desperdícios dos menos capazes. O mercado ajuda a selecionar os melhores, dar subsídios a uns em detrimento de outros, contribui para que existam operadores que não têm incentivo para melhorarem o seu desempenho.

0 comentários: