No pelotão da frente

Publicada por José Manuel Dias


Será que algum dos nossos leitores consegue apresentar uma explicação para o facto dos portugueses terem uma das maiores médias de carro por mil habitantes?
Vejamos alguns países (dados reportados a 2004) disponibilizados pelo Eurostat :
Alemanha - 546, Espanha - 454, França - 491, Hungria - 280, Holanda - 429, Suécia - 456, Finlândia - 456, Reino Unido - 463, Suiça - 514, Polónia - 314, Grécia - 248 e França -491.
A média da União Europeia é de 472 e (pasme-se!) Portugal tem 572. Mais 100 carro por mil habitantes que a média da União Europeia. No período em análise (1990/2004) o número de carros na União Europeia aumentou 38%. No mesmo período em Portugal subiu - 135% !!
Esta realidade não se enquadra com o discurso de crise que alguns tentam fazer passar, nem se compagina com os nosso nível de rendimentos. Depois queixamo-nos que a gasolina está cara!
Somos tentados a recuperar uma frase que ouvimos, algum tempo atrás, numa conferência sobre a nossa situação económica: "os portugueses trabalham como os marroquinos mas querem gastar como os alemães", fazendo, no entanto, uma correcção "querem gastar mais do que os alemães" (pelo menos em matéria de automóveis, 572/1.000 habitantes em Portugal, contra 546/1.000 habitantes na Alemanha).
Se tiver curiosidade em conhecer toda a informação é só clicar aqui.

2 comentários:

  1. Lúcia disse...

    E não é só nos automóveis. Há uns tempos, batíamos tudo em uso de telemóveis.
    Podia dizer muito sobre isto. Mas acho que, essencialmente, somos um povo que não sabe não ter. E a história diz-nos que sempre fomos assim. Este tema dava pano para mangas.

  2. José Manuel Dias disse...

    O número de automóveis novos matriculados em Portugal continuou a crescer a dois dígitos, em Maio, colocando o mercado nacional entre os dois que mais crescem em base homóloga no conjunto da União Europeia, revelam dados da ACEA.
    Fonte: Diário Digital.
    De que nos queixamos nós?!