Monopólio, crescimento e resultados

Publicada por José Manuel Dias


Crescer, crescer, crescer a todo o custo e sempre, é a lição número um do Monopólio. É uma lição grande, mas não é uma grande lição. Trata-se mesmo de um péssimo conselho. A vida não é como jogar ao Monopólio. A vida incorpora bastante bluff, um pouco de batota, muito instinto e ratice, alguma temeridade, uma enorme capacidade de arriscar e ser capaz de lidar com grandes doses de incerteza. A vida real é muito mais parecida com o poker do que com Monopólio.Infelizmente a receita para o sucesso está muito mais para além do que simples conjugação do verbo crescer. Custa-me ver muitas e boas empresas portuguesas obcecadas com a ideia do crescimento, que não pensam noutra coisa senão em ganharem dimensão, negligenciando a rentabilidade e o módico de prudência que é indispensável guardar nesta conjuntura de grave crise e incerteza a nível internacional. Este não é o tempo para acelerar. Nós não estamos a viajar numa auto-estrada com três pistas e sem trânsito, mas sim numa estrada estreita, cheia de buracos, curvas e contracurvas perigosas e pejada de automóveis, alguns dos quais estão a ser conduzidos por gente imprudente. Por isso, temos de estar com os cinco sentidos bem aguçados e com o pé junto ao travão. Para não nos estamparmos.
Jorge Fiel, no Diário de Notícias de hoje, artigo na íntegra aqui.
Um excelente artigo que nos sensibiliza para questões hodiernas. O que é mais importante: volume de negócios ou rentabilidade? Que produtos e/ou serviços é que mais contribuem para os o volume de negócios? Que produtos e/ou serviços mais contribuem para a rentabilidade? Nestes tempos em que a única certeza que temos sobre o futuro é a incerteza, justifica-se uma reflexão aprofundada sobre esta temática.

1 comentários:

  1. Storinha disse...

    Reflectir sobre a incerteza leva-nos a um círculo vicioso em que nunca sabemos como resolver o que precisamos. Este artigo fez-me reflectir, sem dúvida, mas sobre a calma e a serenidade que precisamos para enfrentar o dia-a-dia sem perder o norte.
    Aproveito para agradecer a visita e o comentário...
    Até um outro dia... e boas reflexões :)