Os bancos, a partir desta quarta-feira, vão passar a disponibilizar nos talões de multibanco apenas o dinheiro real que os clientes têm na conta.
Isso significa que, com estas novas regras, o saldo vai deixar de incluir os montantes de crédito automático disponibilizados pelos bancos, por exemplo nas contas ordenado, e passará a mostrar apenas o dinheiro que existe efectivamente na conta.
Recorde-se que, na altura em que foi feito o anúncio desta alteração, em Março deste ano, o Banco de Portugal afirmou que «as instituições de crédito devem informar com clareza os clientes sobre a remuneração que oferecem pelos fundos recebidos e os elementos caracterizadores dos produtos oferecidos, bem como sobre o preço dos serviços prestados e outros encargos a suportar pelos clientes». Ou seja, devem mostrar apenas o saldo disponível do cliente, excluindo assim valores que possam ser alvo de conrança de juros, comissões e outros encargos. Fonte: Agência Financeira, aqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
as instituições financeiras são uma realidade à-parte no nosso país...quando me lembro que quando quis amortizar o montante em dívida no meu empréstimo para aquisição de casa me exigiram o pagamento de uma taxa pela antecipação desse mesmo pagamento!!!!
beijos