Quem gasta o que não pode...

Publicada por José Manuel Dias


As famílias portuguesas estão a embarcar numa situação explosiva: são das mais endividadas da zona euro e, em simultâneo, das que mais recorrem ao crédito ao consumo, num mercado em que as taxas de juro médias praticadas pelos bancos estão entre as mais altas. O incumprimento de dívidas disparou quase 60% em Abril.A inda assim, os portugueses continuam a ir ao banco, expondo-se, cada vez mais à subida esperada - já esta semana - da staxas de juro do Banco Central Europeu (BCE).
[...]
O mal parado é mais grave no crédito ao consumo: de acordo com o Banco de Portugal, o rácio de incumprimento neste ramo era de quase 4% do total, tendo registado uma expansão homóloga de 57% em Abril, a maior em quatro anos. Os portugueses devem 570 milhões de euros em sede de malparado. Na habitação, cujo peso é de 80% do crédito total concedido às famílias, o rácio do incumprimento é mais baixo (1,3%), mas também dá sinais de agravamento significativo, com uma subida homóloga de 13% em Abril. Olhando para o universo de todos os empréstimos às famílias conclui-se que desde a recessão de 2003 que o malparado não crescia tanto: avançou 16%, fixando-se agora em 2,5 mil milhões de Euros (1,8% do total).
Fonte Diário Económico deta data, com leitura integral aqui.
As pessoas habituaram a "ter direitos" e têm-se esquecido das obrigações, as pessoas habituaram-se a comprar a crédito e têm-se esquecido que associado ao crédito vem a responsabilidade pela pagamento das prestações que incluem para além do capital uma parcela de juros...

0 comentários: