O Times disponibilizou um serviço público de grande qualidade e interesse: 200 anos de história. Milhões de notícias e imagens que retratam a evolução do nosso mundo, podem ser vistas a partir daqui. No arquivo, que cobre o período 1785-1985, podemos encontrar muita informação sobre Portugal, a saber: Portugal e o comércio de escravos, 1 de Novembro de 1839, Guerra civil em Portugal, 15 de Maio de 1847, Revolução em Portugal, 10 de Outubro de 1910, Salazar morreu, 28 de Julho de 1970, Movimento das Forças Armadas em Portugal, 13 de Março de 1975, A revolução Portuguesa, 25 de Abril de 1984, o Progresso de Portugal, 17 de Dezembro de 1985.
Ter telefone fixo em casa é cada vez menos frequente nos lares portugueses. Entre os europeus Portugal, foi o país que teve a maior diminuição da presença do aparelho, havendo no sentido inverso um aumento da utilização do telemóvel.
A conclusão consta de um estudo realizado pela Comissão Europeia (CE) em todos os estados-membros, junto de 27 mil famílias, e revela o aparecimento de novos padrões de consumo em termos de serviços de telecomunicações.
Os bancos, a partir desta quarta-feira, vão passar a disponibilizar nos talões de multibanco apenas o dinheiro real que os clientes têm na conta.
Isso significa que, com estas novas regras, o saldo vai deixar de incluir os montantes de crédito automático disponibilizados pelos bancos, por exemplo nas contas ordenado, e passará a mostrar apenas o dinheiro que existe efectivamente na conta.
Recorde-se que, na altura em que foi feito o anúncio desta alteração, em Março deste ano, o Banco de Portugal afirmou que «as instituições de crédito devem informar com clareza os clientes sobre a remuneração que oferecem pelos fundos recebidos e os elementos caracterizadores dos produtos oferecidos, bem como sobre o preço dos serviços prestados e outros encargos a suportar pelos clientes». Ou seja, devem mostrar apenas o saldo disponível do cliente, excluindo assim valores que possam ser alvo de conrança de juros, comissões e outros encargos. Fonte: Agência Financeira, aqui.
Um vídeo baseado no livro com o mesmo nome, de Spencer Johnson, M.D.. que através de uma parábola nos dá excelentes indicações sobre o modo como podemos lidar com as mudanças. Vale a pena ir até o fim.
Entre elas, uma bem visível, é a do nosso parque automóvel, pelo número de carros de topo de gama que circulam nas nossas estradas. Alguém, cuja vida profissional o obriga a viajar pelo mundo, dizia-me um dia, que apenas em países produtores de petróleo se observava coisa semelhante! Mercedes e BMW de topo-de-gama proliferam entre nós, e marcas como a Ferrari, Porsche e Bentley, vêem-se também com alguma frequência, mantendo-se as suas vendas imunes à crise do consumo!
Constroem-se pontes e túneis, mas não dão vazão ao aumento de tráfego automóvel. Se tivermos presente que mais de 1/3 da energia gasta em Portugal é consumida nas estradas, teremos uma melhor ideia do desperdício em que incorremos e do custo que isso representa, especialmente no momento presente.
Este é apenas um dos grandes desperdícios em que incorremos mas, a par deles, outros se mantêm, quando não se multiplicam, como o dos prédios degradados nas grandes cidades, dos milhares de hectares de terras não cultivadas e dos subsídios da União Europeia que nos são atribuídos e não são utilizados, para não falar das perdas que resultam da lentidão do processo decisório do Estado e da ineficiência da administração pública. Iremos nós continuar a conformar-nos com este mar de desperdício quando carecemos de meios para alimentar os mais carenciados?
... a bicicleta de água. Uma alternativa ecológica e desportiva que está a suscitar grande interesse cá pelo burgo. Um modelo de bicicleta que permite pedalar em cima da água e que foi criado por um desempregado que pretendiar criar o seu próprio emprego. Um bom exemplo de empreendedorismo. Para ver o vídeo clicar aqui.
Não deixa de ser curioso que os quartos de final estejam a ser ganhos pelas equipas cansadas. A Alemanha que teve que lutar contra a Áustria ganhou a Portugal, a Turquia que teve que se esforçar em todos os jogos ganhou a uma descansa Croácia, a Rússia ganhou a uma Holanda que tinha descansado a equipa principal no último jogo. Pelo que se viu nos dois prolongamentos que já se realizaram as equipas mais cansadas não só ganharam como se revelaram superiores nesses prolongamentos. Aqui fica uma interrogação para os treinadores, será melhor o cansaço ou a inércia provocada por uma paragem de sete ou oito dias?
Norah Jones merece ser repetente...
Acontece que os menos abastados a quem estas campanhas se dirigem são também pessoas com menores conhecimentos de contabilidade financeira e não sabem desde logo que estão a pagar altíssimas taxas de juro. Este é um caso típico em que alguma autoridade deveria intervir para regular o mercado. É um mercado de subprime logo, como sabemos todos muito bem agora, é um mercado que precisa de muita atenção. Essa maior atenção terá de ser feita pelo ministério das Finanças e pelo Banco de Portugal e eventualmente precisará de nova legislação.
Os Boston Celtics conquistaram ontem o seu 17º título na Liga Profissional Norte-americana de Basquetebol (NBA), o primeiro desde 1986, depois de vencerem os Los Angeles Lakers por 131-92.
Fonte: Jornal de Notícias, aqui.
O PTE tornará a Escola num espaço de interactividade e de partilha de conhecimento sem barreiras, certificará as competências TIC de professores, alunos e funcionários e preparará as nossas crianças e jovens para a sociedade do conhecimento.
A ambição do PTE é a de colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados em matéria de modernização tecnológica das escolas até 2010.
Vu de l'étranger, l'homme séduit. D'abord, le sénateur de l'Illinois se distingue par son opposition résolue à la guerre en Irak. M. Obama l'a répété : une fois élu, il retirera les troupes américaines. Il marque les consciences collectives en nourrissant l'idée d'un véritable changement au Moyen-Orient.
Portugal não tem petróleo, mas está em excelentes condições para apostar nas economias renováveis. Mais não basta investir em energias renováveis, importa adoptar medidas imediatas e apostar a soluções a médio e longo prazo. Mais do que uma opção, estamos perante um imperativo, uma boa parte do que exportamos destina-se a pagar as importações de crude e essa factura tende a aumentar. Além disso o aumento dos preços dos combustíveis tenderá a reduzir a competitividade das nossas exportações.
O aumento dos preços não tem sido suficiente nem para que haja uma poupança significativa, nem para que os agentes económicos reequacionem as suas opções de investimento. Por isso mesmo, seria um erro grave uma redução fiscal que apenas servisse para estimular ou manter os actuais níveis e padrões de consumo, o que hoje não é economicamente viável com os actuais preços deixá-lo-á de ser mais tarde ou mais cedo. Faz mais sentido usar a política fiscal para penalizar o consumo ineficiente da energia.
A selecção portuguesa é, por sua vez, a primeira a garantir a presença nos quartos-de-final e já não depende do que fizer domingo, frente à Suíça (19h45). Na próxima fase, Portugal jogará no dia 19 (quinta-feira) em Basileia frente ao segundo classificado do Grupo B, que integra Alemanha, Croácia, Polónia e Áustria.
"Essas eram metas para 2010, mas vão ser concretizadas já no próximo ano lectivo. Estamos a fazer um esforço considerável para antecipar o cumprimento dos objectivos", afirmou o coordenador do Plano Tecnológico da Educação (PTE), João Trocado da Mata, em entrevista à Agência Lusa.