Nuno Machado Lopes, am artigo de opinião no Jornal de Negócios, com leitura integral aqui.
Nuno Machado Lopes, am artigo de opinião no Jornal de Negócios, com leitura integral aqui.
Para saber mais ver o sítio do INE.
Fonte: I, aqui.
O INE realça que "cerca de 30 por cento dos nascimentos não sobrevive no final do primeiro ano". Do primeiro para o segundo ano, "a taxa de sobrevivência do total de empresas decresce consideravelmente (19 pontos percentuais)" e do segundo para o terceiro ano, a descida é de 6,7 pontos, acrescenta o INE.
Fonte: i, aqui.
[.../...]
To show the way, I suggest the president take a look at a modest country across the Atlantic that's turning into the world leader in rethinking education for the 21st century.
That country is Portugal. Its economy in early 2005 was sagging, and it was running out of the usual economic fixes. It also scored some of the lowest educational achievement results in western Europe. So Prime Minister Jose Socrates took a courageous step. He decided to invest heavily in a "technological shock" to jolt his country into the 21st century. This meant, among other things, that he'd make sure everyone in the workforce could handle a computer and use the Internet effectively.
Fonte: The Huffington Post, aqui.
Fonte: Aicep, aqui.
«A acção do Governo não é suficiente», disse.
No “software” estão incluídos a estratégia económica, o quadro político e a geopolítica de Portugal, a investigação científica, a engenharia e projectos e o quadro jurídico dos oceanos, para além da investigação e desenvolvimento associados aos sistemas de navegação, electrónica, sinalização e posicionamento, a engenharia naval e a formação.
No núcleo duro de “hardware”, temos o transporte marítimo, a frota pesqueira e os armadores, a aquacultura, as embarcações de recreio, os estaleiros de construção e reparação naval, os portos e ligação terrestre multimodal e a Marinha. Como áreas complementares, figuram o turismo, as indústrias extractivas (incluindo o petróleo), os produtos químico-farmacêuticos, a energia dinâmica e térmica, a protecção do ambiente e conservação da natureza, a banca e seguros e, por fim, as áreas de registos, inspecções, peritagens e consultoria. O enquadramento cultural resulta da nossa história marítima, da dimensão sócio-cultural, do próprio apelo psicológico do mar e das artes e das letras.
Pré-figuram-se, ainda, sectores derivados, como o sistema terrestre de transportes, as indústrias transformadoras, o desenvolvimento económico e social regional, o comércio, ou seja, a lógica da economia da circulação de pessoas e mercadorias.
O Eurostat publicou os dados mais recentes relativos à carga fiscal (peso dos impostos efectivamente recolhidos no total da produção medida pelo PIB) nos países da União Europeia. Portugal que tem registado valores historicamente abaixo da média europeia. Os últimos anos mostram, no entanto, que o peso dos impostos tem subido, situação a que não será alheia a melhoria da eficiência da máquina fiscal.
O empreendimento para a produção de pregado deverá criar 800 postos de trabalho, 200 dos quais directos e, destes, 20 qualificados, estando dotado do maior viveiro do género a nível europeu. A nova unidade da Acuinova - Actividades Piscícolas, S. A. pertence ao Grupo Pescanova e foi reconhecida como de potencial interesse nacional (PIN) em 2005. O projecto de Mira compreende os viveiros de pregado, uma fábrica de transformação e uma unidade de comercialização dos produtos. A escolha de Mira para a localização foi justificada pela temperatura e boa qualidade das águas. O empreendimento vem duplicar a produção nacional em espécies de aquicultura.
Uma sugestão da C.. Louis Daniel Armstrong é mesmo "a personificação do jazz". Gosta-se de jazz como se aprende a falar e a ler. Passo a passo. Quem sabe ouvir jazz, sabe ouvir música. Experimente uma incursão por aqui e tente-se...
O clima económico - que mede o estado de espírito dos agentes económicos - melhorou no mês passado, depois de, em Abril, ter batido no fundo. Isto sucedeu porque a confiança dos empresários na economia "melhorou em todos os sectores", mas com mais intensidade entre os industriais. O INE avisa, no entanto, que o investimento voltou a cair em Abril e as exportações terão recuado 27,8%. O Banco de Portugal evidencia uma travagem na queda da actividade económica.
"A banca nacional poderá passar por uma fase de consolidação", assumiu o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina. Face às "limitações ao crescimento económico" trazidas pela crise e "a forte concorrência" obrigam a "criar instituições mais robustas", explicou o responsável.
Opinião semelhante tem o governador do Banco de Portugal que defendeu "mais consolidação no sector financeiro". Para Vítor Constâncio, "os bancos vão continuar grandes" e a concentração, nos países desenvolvidos, vai "aumentar ainda mais". Um processo que, considera, "deverá ser necessário".
"Em quatro meses continua a haver uma dinâmica importante de interesse dos produtos portugueses em Angola", salientou Carlos Bayan Ferreira, citado pela "Lusa". O responsável frisou a importância do papel de Angola como quarto destino das exportações portuguesas e o primeiro fora dos países da União Europeia.
Fica em Setúbal, vai estar pronta daqui a dois meses, e deverá criar 350 postos de trabalho directos e entre 1000 a 1500 indirectos. Representa um investimento de 550 milhões de euros e pertence ao Grupo Portucel Soporcel. Fonte: Expresso, aqui.
Os dados constam do inquérito Trendence, que decorreu no primeiro trimestre deste ano lectivo e envolveu 196 mil alunos de 22 países europeus. Comparado com o realizado no final do ano lectivo anterior, o estudo mostra as expectativas mais baixas dos estudantes finalistas de cursos na área da economia e da engenharia. Nas duas áreas de conhecimento, os alunos estão dispostos a trabalhar mais horas do que estavam os seus colegas finalistas do ano passado. Se, antes, era reportada a intenção de trabalhar 43 horas por semana, agora os jovens admitem passar mais tempo no trabalho (44,6 horas no caso da engenharia e 45,3 horas na economia). Já os espanhóis e os holandeses são dois exemplos dos alunos que menos horas admitem trabalhar; do outro lado estão os suíços, que antecipam semanas com quase 50 horas de trabalho.
A nova previsão do FMI deverá ser anunciada amanhã, em Itália, na reunião dos ministros das Finanças do G8, o grupo dos países mais industrializados do mundo. A estimativa, diz o FMI, é sustentada pelas "medidas de estímulo às economias", decididas pelos governos nos últimos meses. Já no início desta semana, e sem adiantar previsões, Dominique Strauss-Kahn, director-geral do Fundo, projectava a retoma da economia mundial para a "primeira metade de 2010".
Um spot publiciário que é um hino ao empreendedorismo. Uma via de excelência para combater o desemprego: criar o seu próprio posto de trabalho. O Microcrédito pode ajudar a viabilizar muitos negócios, garantindo a independência financeira aos seus promotores. O Millennium BCP está de parabéns!
Fonte: Diário Económico, aqui.
Na UE a 27 Estados-Membros, Portugal é dos países que menos caiu, situando-se apenas atrás da Polónia, que recuou 6,9 por cento, e da Roménia, que diminuiu a produção industrial em 7,8 por cento.
Fonte: Jornal de Negócios, aqui.