Brincar com o fogo

Publicada por José Manuel Dias


1.Tentámos construir um chapéu-de-chuva que nos protegesse da tempestade e esse chapéu foi deitado fora”. Foi desta forma que António Chora, coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa, reagiu ontem à noite, ainda a quente, ao “não” com que os trabalhadores da fábrica de Palmela rejeitaram em plenário a proposta de pré-acordo que a CT havia negociado com a administração da empresa. Bastaram 129 votos de diferença para que aquela que já foi a maior exportadora nacional voltasse, no espaço de um mês, a um futuro incerto.
2. Os pilotos da British Airways aceitaram acções da empresa no valor de 13 milhões de libras (15,3 milhoes de euros) em troca de uma menor remuneração, colaborando desta forma no plano de viabilização e recuperação económica da empresa. A redução salarial - que ronda, em média, os 2,61 por cento - vai permitir poupar cerca de 26 milhões de libras por ano. O número de acções por piloto irá depender do preço dos títulos na altura em que forem alocados.
Depois de lermos as notícias 1 e 2 temos de concluir que alguém ainda não entendeu que o mundo mudou e que não há direitos adquiridos em empresas que não têm futuro. Os que recusaram o acordo na Autoeuropa deviam saber que a produção da fábrica de Portugal é apenas 2% do universo da VW. Os que recusaram o acordo na AutoeEuropa deviam saber o que sucedeu aos colegas da General Motors: 500 euros fizeram toda a diferença. A fábrica portuguesa fechou e a produção foi transferida para Saragoça.

0 comentários: