A retoma está quase aí...?

Publicada por José Manuel Dias


Pela primeira vez desde o início da crise financeira, em 2007, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prepara-se para anunciar uma revisão em alta para as previsões da economia mundial em 2010. O mundo deverá crescer 2,4%, contra a anterior previsão - datada de Abril - de 1,9% e a retoma deverá ocorrer nos primeiros seis meses do ano.
A nova previsão do FMI deverá ser anunciada amanhã, em Itália, na reunião dos ministros das Finanças do G8, o grupo dos países mais industrializados do mundo. A estimativa, diz o FMI, é sustentada pelas "medidas de estímulo às economias", decididas pelos governos nos últimos meses. Já no início desta semana, e sem adiantar previsões, Dominique Strauss-Kahn, director-geral do Fundo, projectava a retoma da economia mundial para a "primeira metade de 2010".
Fonte: Diário de Notícias, aqui.

1 comentários:

  1. CS disse...

    Meu caro amigo,

    Eu temo apenas, que a projecção de crescimento mundial do FMI seja e estimativa do efeito de arrasto do crescimento da Índia, da China, e alguma recuperação dos EUA e pouco mais. Em concreto, na zona Euro, parece-me ainda complicado haver um crescimento médio positivo em 2010. Os tais pacotes de estímulos foram mais mitigados do que na China ou nos EUA por exemplo...
    Um abraço,
    Carlos Santos