De que nos queixamos?!

Publicada por José Manuel Dias


Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje, a economia portuguesa recuou -1,6 por cento no primeiro trimestre de 2009 relativamente aos últimos três meses de 2008. Comparando com a registada no quarto trimestre de 2008, que foi de -1,8%, verifica-se que a economia portuguesa terá abrandado ritmo de queda.
Esta tendência é distinto do verificado na Europa, quer entre os países da Zona Euro como no conjunto da União Europeia, em que se verificou um agravamento no primeiro trimestre de 2009 face ao quarto trimestre de 2008.
Na zona euro, o PIB em cadeia passou de uma queda de -1,8 por cento no quarto trimestre de 2008 para -2,5 por cento no primeiro trimestre de 2009.
Fonte: Diário de Notícias, aqui.
Portugal continua a convergir com a Europa. Apesar da crise a nossa economia tem-se comportado melhor que a União Europeia. O nosso PIB caiu 1,6%, enquanto na Zona Euro a queda foi de 2,5%. Para além disto, registe-se, ainda, que as contas externas melhoraram. O défice da balança de bens e serviços passou de 9 por cento do PIB no último trimestre de 2008 para 6,5 por cento do PIB no primeiro trimestre de 2009. Acho curioso que o Público escolha para título a queda do PIB face a mês homólogo do ano anterior, ignorando a tendência do último trimestre em que se regista uamdesaceleração da queda e não tenha o cuidado de comparar com o conjunto da União Europeia. Se assim fosse, o título da notícia deveria ser outro: " Economia portuguesa melhor que a média europeia". Seria uma chatice...

0 comentários: