Bem vindo ao Parlamento Europeu

Publicada por José Manuel Dias


O Parlamento Europeu é o único órgão da União Europeia que resulta de eleições directas. Os 785 deputados que nele têm assento são representantes dos cidadãos, escolhidos de cinco em cinco anos pelos eleitores de todos os 27 Estados-Membros da União Europeia, em nome dos seus 492 milhões de cidadãos.
Do site do Parlamento Europeu, aqui.
As eleições do dia 7 de Junho são de grande importância para o nosso futuro colectivo. O Parlamento Europeu tem hoje poderes muito alargados, em relação a um passado que começou em 1979. É o Parlamento que decide sobre as directivas comunitárias que influenciam mais de 2/3 da nossa legislação interna nos mais variados domínios: saúde, ambiente, segurança, educação, emprego, energia... escolher os nossos representantes não é apenas um direito, é, também, uma obrigação. Precisamos de uma Europa mais forte e mais solidária. Votando, também, influenciamos o nosso futuro.
Na imagem as instalações do Parlamento Europeu que tive o prazer de visitar em Setembro de 1978, integrado numa delegação de jovens dirigentes associativos que participaram num Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Desde essa altura que me considero um europeísta convicto.

0 comentários: