Hoje é dia de votos

Publicada por José Manuel Dias


1. Dezanove países elegem hoje a nova eurocâmara. O Parlamento Europeu é decisivo em matérias como : impostos, política industrial, agricultura e alargamento da Zona Euro. Dois terços da legislação comunitária têm o cunho do Parlamento Europeu (PE). É esta a força do Parlamento Europeu, cuja composição de 2009 a 2014 se conhece, nas primeiras projecções após o fecho das urnas, esta noite. Diário de Notícias, aqui.
2. As urnas estão abertas em Portugal continental, Madeira e Açores. Cerca de 9,6 milhões de portugueses podem hoje votar nas eleições europeias para eleger 22 dos 736 deputados do Parlamento Europeu. Jornal Público, aqui.
3. O novo sistema, em que a inscrição nos cadernos eleitorais se faz automaticamente ao atingir os 18 anos de idade, aumentou o número de eleitores em mais de 700 mil. Os 9 562 141 recenseados estão, porém, muito acima do que o INE calcula serem os portugueses acima dos 18 anos. Correio da Manhã, aqui.
Eu já fui votar. Não quero que outros decidam por mim. Estou de acordo com os que dizem que "é importante que os portugueses renovem o seu compromisso com o projecto europeu". E você?

0 comentários: