Portugal a convergir

Publicada por José Manuel Dias


A economia da zona euro caiu no primeiro trimestre deste ano 2,5 por cento, quando comparado com os últimos três meses de 2008, de acordo com os dados do Eurostat, o organismo responsável pelas estatísticas da UE. Comparando com o período homólogo (os primeiros três meses do ano passado), os números agravam-se: o PIB (produto interno bruto) da zona euro contraiu-se 4,8 por cento.
Em Portugal, a queda foi de 1,5 por cento, quando comparada com o último trimestre do ano passado, e de 3,7 por cento face ao período homólogo, isto é, aos primeiros três meses de 2008. Os números divulgados esta manhã pelo Eurostat são os piores resultados da zona euro desde 1995 e comprovam a recessão a nível europeu. Já no que diz respeito ao consumo privado, os dados mostram uma quebra de 0,5 por cento nos primeiros três meses de 2009. As exportações na zona euro, por outro lado, contraíram-se 8,1 por cento e as importações sofreram uma queda de 7,2 por cento.
Fonte: Diário de Notícias, aqui.
A economia cá do burgo caiu 1,5% mas a da União Europeia caiu 2,5%. Estamos mal mas estamos melhor (ou menos mal) que a média dos países da UE. Por outras palavras, estamos a convergir...

0 comentários: