Hoje não fumo mais

Publicada por José Manuel Dias


Carlos Candal, membro histórico do Partido Socialista e deputado por aquele partido em várias legislaturas, faleceu hoje aos 71 anos de idade. Carlos Candal estava internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra desde 14 de Maio, data em que se sentiu mal durante uma acção de pré-campanha de Vital Moreira na Universidade de Aveiro.
Carlos Candal desmaiou durante um encontro do cabeça de lista do PS às europeias, Vital Moreira, com estudantes universitários, em Aveiro. Foi assistido no local por uma equipa médica e depois transportado para o Hospital de Aveiro. Antes de abandonar o auditório da Universidade de Aveiro, Candal, que era o mandatário distrital da candidatura de Vital, não deixou de manifestar o seu habitual humor: “Desculpem lá ter-vos estragado isto. Hoje não fumo mais.” Do Público, aqui.
Conheci o Carlos Candal antes do 25 de Abril. Andava no sétimo ano do Liceu Nacional de Aveiro. Tínhamos ousado fazer um greve às aulas com o propósito de exigir um ensino mais democrático. Uma greve muito participada mas que se reflectiu em preocupações acrescidas para muitos de nós. Ouvimos, na oportunidade, o Carlos Candal. As sugestões que nos deu foram de grande utilidade. As suas palavras tranquilizaram-nos. Dois meses depois era Abril. Sossegámos por completo. Obrigado Carlos Candal. Até sempre!

0 comentários: