Fuma-se menos...

Publicada por José Manuel Dias

Um ano após a vigência da Lei, Portugal regista uma das maiores descidas no consumo no espaço europeu, segundo o director-geral da Saúde. Cerca de 70% dos restaurantes são livres de fumo e as vendas de tabaco caíram. Mas as infracções ainda são muitas
A entrada em vigor da lei do tabaco reduziu entre dez a 15 por cento as vendas de cigarros em Portugal. Os dados das associações de armazenistas e de grosssistas de tabaco mostram que as novas regras sobre o fumo que começaram a ser aplicadas há quase um ano tiveram um forte impacto no consumo. Mas a maior quebra foi mesmo a registada em Janeiro, altura em que as vendas de cigarros baixaram 17 por cento.
O director-geral da Saúde avança ainda que, no panorama europeu, os indicadores sobre os resultados de aplicação das novas regras em Portugal ficam acima dos registados noutros países que adoptaram legislação semelhante. É o caso de Itália, por exemplo, em que o consumo de tabaco baixou seis por cento.
Fonte: Diário de Notícias, aqui.
Uma lei que se aplaudiu e que teve efeitos positivos: diminuiu o consumo de tabaco. Menos receitas fiscais, melhor qualidade de vida dos cidadãos, menores gastos públicos na saúde.

1 comentários:

  1. Rogério Carvalho disse...

    Amigo, espero que tenha passado um bom Natal junto dos seus próximos.

    Desejo continuação de boas festas e de feliz ano novo.

    Um grande abraço
    Rogério Carvalho