Concertação de estratégias?

Publicada por José Manuel Dias


Presidente eleito norte-americano, Barack Obama, disse hoje que o seu plano para criar, pelo menos, 2,5 milhões de novos empregos inclui o maior investimento em infra-estruturas desde os anos 50 do século passado e um grande esforço para reduzir o consumo de energia do Governo norte-americano.Os Estados Unidos vão ainda promover a expansão do acesso à Internet de alta velocidade e a modernização dos edifícios escolares por todo o país, disse Obama.“Precisamos de acção e acção agora”, disse Obama no programa de rádio semanal do Partido Democrata.
Milhões de empregos poderão vir ainda do “novo investimento em infra-estruturas nacionais”, adiantou Obama, sem precisar montantes. No âmbito deste plano, que prometeu explicar melhor nas próximas semanas, prevê-se a construção ou reparação de estradas e pontes, a modernização das escolas e a sua maior eficiência energética e informática, pondo novos computadores nas salas de aula. Obama quer ligar mais escolas e bibliotecas à Internet e garantir que os hospitais norte-americanas estejam ligados entre si electronicamente.
Fonte: Público, aqui.
O primeiro-ministro, José Sócrates, defendeu esta quarta-feira que o investimento público é "absolutamente essencial" nesta altura de crise financeira internacional e destacou as energias renováveis como uma das principais apostas do Governo.
"Esta é uma daquelas crises que apenas se vive uma vez na vida", afirmou Sócrates, sublinhando que o seu impacto e a sua dimensão "obrigam a tomar medidas de emergência".
"Uma dessas medidas é reforçar o investimento público", acrescentou.
Fonte: Jornal de Notícias, aqui.

0 comentários: