Oportunidades de negócio

Publicada por José Manuel Dias


O número de famílias sobreendividadas que pedem ajuda à Deco - Associação de Defesa do Consumidor não pára de aumentar. Entre Janeiro e Julho deste ano, o Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) daquela associação recebeu 956 processos de mediação e resolução de situações de manifesta dificuldade no pagamento de empréstimos. Destas quase mil famílias que pediram auxílio à Deco já em 2008, mais de metade (60%) possui entre três e dez empréstimos, um número que atesta o cada vez maior recurso a novos créditos para poder pagar dívidas de outros créditos em incumprimento.
O multiendividamento é um fenómeno em crescimento entre os consumidores portugueses e que leva a situações de ruptura no pagamento das prestações. De registar ainda que 5% dos pedidos de ajuda à Deco provêm de famílias com dez ou mais créditos.
A principal causa do sobreendividamento, verificada em 53% dos casos registados este ano, é o desemprego. Em segundo lugar, surgem os problemas de saúde, com 18%, e, em terceiro, alterações no agregado familiar, normalmente resultantes de divórcio, com 15%. Estas três causas principais são designadas pelos especialistas que estudam o sobreendividamento como o fenómeno dos três D: desemprego, doença e divórcio. Curiosamente, o agravamento do custo do crédito só justifica 8% dos processos entrados na Deco em 2008, numa altura em que as taxas de juro registavam já uma forte subida. Na distribuição por mês, verifica-se um número maior de pedidos de auxílio no mês de Julho, altura em que as famílias sobreendividadas terão mais tempo disponível para procurar resolver as suas situações de incumprimento perante a banca.
Fonte: Diário de Notícias, aqui.
O crédito tem sido ao longo dos séculos um instrumento de desenvolvimento económico. Nas duas últimas décadas o recurso ao crédito acentuou-se por parte dos particulares. Nem todos souberam, no entanto, "tomar a dose certa" . Situações imponderadas contribuem para o agravar de dificuldades e abrem-se novas oportunidades de negócio para os consultores financeiros. Diminuir o impacto do endividamento no orçamento do mês é um dos principais propósitos.

1 comentários:

  1. Lúcia disse...

    As famílias endividadas, principalmente as que têm vários créditos, são, neste momento mais vítimas do que outra coisa. Um verdadeiro problema social. Com rostos.