Combater a economia informal

Publicada por José Manuel Dias


A Associação Empresarial para a Inovação – COTEC Portugal –, liderada pelo ex-banqueiro Artur Santos Silva, apresenta hoje um retrato da ‘Economia Informal em Portugal’ e 50 medidas necessárias para combater o fenómeno, que já representa 25 por cento do PIB, ou seja, mais de 30 mil milhões de euros.
Para os responsáveis da COTEC, a "economia informal constitui um sério entrave à concorrência, à competitividade e à inovação empresarial", pelo que o grupo promoveu um estudo para analisar os mecanismos que alimentam este fenómeno. O estudo foi desenvolvido pelo Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Faculdade de Economia da Universidade Católica do Porto e tem entre os responsáveis nomes como Vasco Rodrigues, Miguel Cadilhe e Alberto Castro.
O grupo vai propor vários instrumentos e políticas para minimizar os efeitos da economia informal ao nível do sistema fiscal, da Justiça e dos processos de licenciamento.
O objectivo principal passa por reduzir "o grau de incidência da economia informal no País". Entre algumas das acções que se incluem no fenómeno estão irregularidades na contratação de trabalhadores ou a falta de pagamento de certos impostos.
Fonte: Correio da Manhã desta data, aqui.
25% do PIB, mais de 30 mil milhões de Euros é obra! Faz todo o sentido combater a economia informal. Aplauda-se o trabalho realizado e aguarde-se pela divulgação das medidas.

0 comentários: