Mercado da habitação

Publicada por José Manuel Dias


A subida das taxas de juro e as regras mais rígidas das instituições financeiras em conceder empréstimos para aquisição de casa estão a levar cada vez mais famílias a recorrerem ao arrendamento.
“ Com a subida das taxas de juro deixou de ser compensador comprar casa”, adianta Frederico Mendoça, responsável pelo departamento residencial da Abacus -Savills. Ao mesmo tempo, há uma maior oferta de casas para arrendar, já que, como não se conseguem vender, os proprietários e promotores colocam-nas para arrendar. Uma situação peculiar que permite a diminuição dos valores das rendas em muitas zonas, especialmente nas periféricas das grandes cidades de Lisboa e Porto.
A procura para arrendamento é constituída por famílias que deixaram de conseguir pagar os empréstimos ao banco, jovens casais ou casais divorciados a quem são negados empréstimos, ou famílias que vendem as casas e preferem esperar mais algum tempo para comprar uma nova habitação.
Fonte: Semanário Económico de 8 de Agosto de 2008
Elisabete Soares, no Semanário Económico desta semana, oferece-nos uma excelente análise do mercado da habitação, com particular enfoque no mercado de arrendamento. Estamos longe da época em que mais de metade da contrução se destinava ao arrendamento, início da década de 70, mas, já temos mais do que os 5% da altura do boom da compra de habitação própria ( 1998-2000). Um artigo que vale a pena ler na íntegra aqui.

0 comentários: