Subsistem, contudo, bons motivos de esperança quanto à capacidade dos Estados Unidos para superar mais esta crise. O principal reside no facto de que, mesmo a nível jornalístico, para já não falar no profissional e no académico, é de lá que continuam a vir as análises críticas mais penetrantes em que as soluções terão de assentar.
Subsistem, contudo, bons motivos de esperança quanto à capacidade dos Estados Unidos para superar mais esta crise. O principal reside no facto de que, mesmo a nível jornalístico, para já não falar no profissional e no académico, é de lá que continuam a vir as análises críticas mais penetrantes em que as soluções terão de assentar.
Não há definição que resuma um país. Nem estatística que valha a verdade de um povo. Portugal mudou muito nas últimas quatro décadas. Muitíssimo. Mais do que em qualquer outro período da história anterior. Portugal conheceu ritmos de mudança excepcionalmente acelerados. E a profundidade dessa mudança foi igualmente extraordinária.
António Barreto, in Em tempo de Incerteza, Relógio d' Água Editores, 2002
Falar em Abril, é falar em José Afonso. José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos de seu nome completo nasceu em Aveiro em 2 de Agosto de 1929. A sua vida e obra merecem ser conhecidas por todos. Este vídeo tem um significado especial para muitas gerações...
Uma combinação perfeita. Para ouvir e voltar a ouvir...
Quer saber a resposta? Clicar aqui.
O alto nível educacional dos professores permite-lhes planificar e seleccionar as metodologias de trabalho de forma independente. O sistema escolar finlandês baseia-se numa cultura de confiança, não de controlo, e os professores desempenham um papel activo no desenvolvimento das suas actividades laborais. Com o seu próprio trabalho, estabelecem um exemplo de aprendizagem permanente.
O músico norte-americano Bob Dylan edita em Outubro um livro infantil intitulado «Forever Young», cuja história parte de uma canção que data de 1974, conforme informação da Agência Financeira, ver aqui.
O ministro defendeu que "o número de pessoas que estuda na área deve aumentar ", argumentando ainda que há "centenas de alunos portugueses que vão para o estrangeiro estudar medicina, porque não são colocados em Portugal". Mariano Gago disse ainda que não coloca de parte o estabelecimento de acordos com universidades estrangeiras para a formação de alunos em medicina, "se essa for a única solução". Mas referiu peremptoriamente que "o número de vagas em medicina vai aumentar".
Notícia no Jornal de Negócios, aqui.
Os fundamentos da competitividade empresarial assentam nas características culturais da sociedade e no modo como estas se transmitem, isto é, na capacidade do sistema da sua reprodução em, constantemente, adaptar o “conteúdo transmitido” à evolução do meio envolvente.
A competitividade, na essência, de um problema de “atitude”. Exige capacidade para comparar, constantemente, o “realizado” com o “pretendido” e para receber e interpretar, permanentemente, informação do que está a “acontecer lá fora”. Por outras palavras, trata-se de “olhar para fora” e ser “olhado de fora”.
Convém que nos apercebamos de que a manipulação das notícias é selvática e vergonhosa. A única diferença entre um documento e outro, para além da modificação das posições de alguns pontos e da ligeira diferença de palavreado, é a alínea e) do ponto1, em que se diz que a classificação dos professores avaliados na época de 2007/208 será baseada apenas nos pontos obrigatórios mínimos, especificados na alínea b), que têm uma redacção diferente do documento do ministério, mas que querem dizer praticamente a mesma coisa.
Ainda bem que há internet e que os cidadãos podem ajuizar por si e pensar por eles próprios.
O Marcelo Caetano, lembram-se?, também pensava que, desse no que desse, o regime havia de aguentar. Mas não aguentou. Alguns, hoje em dia, parecem pensar que este regime também há-de aguentar todas as malfeitorias. Mas isso não é certo. Todos os regimes políticos podem morrer. Principalmente se os seus agentes forem deste calibre de responsabilidade.
A Cat Power volta ao Cogir. Merece...
É difícil não gostar da Amy Winehouse...
Uma outra sugestão da F. que agradecemos...
A escolha da F. e não só...
Não é fatalismo, é a materialização do endividamento de toda a economia. Como diz António Borges, “o facto de estarmos a ir buscar ao estrangeiro, todos os anos, oito ou 10% do PIB em endividamento adicional não parece preocupar ninguém”. Pois preocupem-se: os problemas de liquidez e de solvabilidade não são exclusivo da alta finança. Os portugueses percebem cada vez melhor do que trata a crise financeira: trata deles mesmos.
A escolha deste vídeo foi inspirada na frase do Professor Emanuel Leite "Os empreendedores são como artistas." Esta citação serviu, também, de mote a um evento de uma empresa de consultoria, conciliando os objectivos organizacionais com as competências artísticos dos jovens empreendedores que a integram. A empresa em causa é a Junior’s Consultoria.
Uma vez que, em geral, não posso fazer isso, vou tentar colocar aqui os obstáculos mais comuns que surgem nos negócios, para um melhor detalhamento sugiro a leitura e a consulta de publicações especializadas.
O empreendedor que optar por negócio incompatível com sua formação e seus interesses provavelmente terá dificuldades no desenvolvimento de seu projeto.
É importante que ao estabelecer um empreendimento seja levado em consideração a satisfação pessoal. Uma escolha errada pode implicar na perda de todo seu capital investido no empreendimento bem como o trauma do fracasso.
A decisão de abrir um negócio, tomada num momento de pânico – desempregado ou no risco de tornar-se um – em um ambiente desconhecido, é passagem garantida para o fracasso.
Muitos empreendedores são vítimas disso. Tomam decisões relativas ao empreendimento de forma impulsiva. A perda de um emprego quase sempre pode ser o pior cenário para a abertura de um negócio. O potencial empreendedor acabou de passar por uma experiência psicologicamente estressante e não se encontra preparado para tomar de maneira objetiva as difíceis e necessárias decisões.
O candidato a empreendedor que se agarra a primeira oportunidade de negócio que aparece à sua frente corre um sério risco de não ter sucesso no seu empreendimento.
É preciso investir um pouco de seu precioso tempo para analisar cuidadosamente quais são suas reais aptidões e escolher uma atividade que seja compatível com seu potencial empreendedor.
Não ter a preocupação de criar uma oportunidade de negócio a medida de suas necessidades e desejos pode significar a perda de tempo e recursos.
É preciso estar aberto para conselhos e sugestões dos amigos, familiares e de especialistas em negócios com o objetivo de perceber seus pontos fortes e suas limitações.
Os empreendedores precisam entender que precisam de um grupo de apoio com o qual possam trocar idéias. Se não tiver apoio, particularmente da família, pode ser fatal. Ter um negócio é realmente algo tão absorvente e o suporte familiar ao empreendedor é extremamente importante.
Muitos indivíduos criam empresas e algum tempo depois descobre que aquilo que almejava era totalmente diferente do que podia obter no papel de empreendedor. Ou seja, aprende da maneira mais dura a respeito de quais são os requisitos necessários à escolha de um ramo de negócio.
O ponto de partida para encontrar um negócio compatível com suas verdadeira aspirações está na realização de auto-análise; isto exige que olhemos para o passado, ao tomar decisões relativas ao futuro, objetivando encontrar o ambiente ideal no qual o empreendedor se bem e principalmente realizado.
Se o indivíduo está procurando uma ocupação de período integral como proprietário de uma micro empresa, provavelmente gastará, pelo menos no início, 50, 60 ou 70 horas por semana nessa empreitada. Ela se tornará parte do empreendedor, se a escolha for certa, será gratificante e emocionante. Caso contrário, irá arrepender-se de ter iniciado o negócio.
´
Contudo, esta concepção está hoje posta em causa por produtores nacionais focados na inovação. Nos últimos anos temos conhecido verdadeiros fenómenos de criação de valor nesta indústria, na maior parte dos casos explorando nichos onde as variáveis competitivas são bastante mais interessantes do que a guerra de preços dos grandes mercados. [.../...]
Este foi sugerido pela E. Não me entusiasma mas, também, não me desagrada. Ficamos a conhecer os gostos musicais da gente mais nova...