Teletrabalho e AP: um mundo de vantagens

Publicada por José Manuel Dias


Os funcionários públicos vão ter a possibilidade de trabalhar para o Estado a partir de casa. Esta é uma das novidades da proposta de Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas que ontem foi entregue aos sindicatos, informa-nos hoje o Diário de Notícias. De acordo com o jornal " A introdução do teletrabalho na função pública faz parte do esforço de flexibilização do horário na administração pública. Na prática, os funcionários que acordem esta modalidade de prestação laboral com a sua entidade patronal mantêm todos os direitos de que gozam actualmente, passando a trabalhar em casa, parcial ou totalmente, através do recurso a tecnologias de informação e de comunicação. A duração inicial deste acordo não pode exceder os três anos, sendo susceptível de cessação por decisão de qualquer uma das partes durante os primeiros 30 dias da sua execução". A versão integral da notícia pode ser lida aqui.
A implementação do teletrabalho, de que nos falava Alvin Tofler na Terceira Vaga, tem associadas inúmeras vantagens. Elenquemos apenas algumas: economia de espaço, redução de absentísmo, menor necessidade de aparcamentos, redução do tempo consumido em reuniões, diminuição do tempo de viagens, controlo pelos resultados, reforço da inclusão por virtude da integração de pessoas com mobilidade reduzida, melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Estão à vista ganhos de eficiência e eficácia que não são desprezíveis. Importa, no entanto, que se estabeleçam níveis de comunicação entre servisços e trabalhadores que garantam a disseminação dos valores e cultura do "servidor do estado".

1 comentários:

  1. O Lápis disse...

    Penso que esta inovação poderá vir a ser no futuro proximo, também, mais uma forma de muitas pessoas portadoras de deficiências fisicas motoras, terem um posto de trabalho, uma carreira e um futuro digno.

    Digo eu, assim pensem também, Eles.

    Um abraço