E a Espanha aqui tão próxima...

Publicada por José Manuel Dias


Espanha é o nosso principal parceiro de comércio externo. Cerca de 1/3 das exportações são destinadas a Espanha que é também o nosso principal fornecedor estrangeiro. Saber o que pensa Enrique Santos, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, é, pois, de inquestionável interesse. Da entrevista dada ao Semanário Económico desta data, seleccionamos o seguinte:
P: Já afirmou que “a situação económica espanhola é determinante para a própria evolução da economia portuguesa”. Com a situação económica que se vive actualmente em Espanha, qual o impacto que devemos esperar?
R: Já temos notícias do Banco de Portugal e o ministro da Economia disse que a taxa de crescimento portuguesa ia ser muito aceitável comparada com o resto da Europa.
P: O que podem esperar, afinal, as empresas portuguesas?
R: Fizemos um estudo há cerca de seis meses sobre as empresas portuguesas em Espanha e ficámos surpreendidos porque havia mais de 400 empresas. Muitas delas são líderes no seu sector de mercado em Espanha. Algumas líderes a nível ibérico ou mesmo mundial, como é o caso da Sovena do sector do azeite ou o grupo Sonae, líder dos contraplacados de madeira. Como já têm o seu nicho de mercado conquistado não vão perder nada. Se houver crise entre as empresas espanholas, isso vai criar mais oportunidades para as empresas portuguesas que queiram enfrentar esses desafios.
P: Quais são as principais queixas das empresas espanholas que chegam a Portugal?
R: O principal obstáculo é a legislação laboral. É muito rígida. É preciso tentar flexibilizar as leis laborais e aproximar fiscalmente o sistema português do espanhol.
A entrevista pode ser vista na íntegra aqui.

0 comentários: