Caminho Crítico

Publicada por José Manuel Dias


A análise do caminho crítico é um método simples de analisar uma tarefa complexa. Analisa-se o processo, divide-se a tarefa em subtarefas e procuram identificar-se as interdependências. Que subtarefas devem ter lugar primeiro, quais é que poderão executadas em paralelo e que subtarefas é que só terão lugar depois de outras concluídas. Importa saber, de igual modo, quanto tempo demora a executar cada uma. A reunião de toda esta informação permite-nos calcular os recursos necessários para a concretização da tarefa, estabelecer a prioridade de cada subtarefa, definindo, assim, a sua sequência.
A análise do caminho crítico surge habitualmente sob a forma de um gráfico de Gantt (atribui-se a Henry Gantt a sua invenção) que mostra as diferentes subtarefas sob a forma de barras horizontais. O eixo horizontal é o tempo tomado. O comprimento de cada barra representa assim o tempo tomado por uma subtarefa específica. As barras sobrepostas representam as tarefas que podem ser feitas paralelamente.
Este método é seguramente uma ferramenta de grande utilidade na tomada de decisões que envolvam diversas subtarefas pois permite optmizar os recursos e evita erros primários. A fazer fé na leitura dos jornais da nossa terra existe muito boa gente a precisar de conhecer este método...

5 comentários:

  1. Orlando Tambosi disse...

    José Manuel,

    obrigado pela visita. Achei seu blog muito interessante e vou "linká-lo" lá no meu.

    Abraços do Brasil

  2. Lena Casas Novas disse...
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
  3. Lena Casas Novas disse...

    Olá, Manoel!! É um Prazer voltar aqui e dizer que o Cogir já está linkado ao Portal. Bons Blogs merecem divulgação.É, temos muitas tarefas para serem realizadas, de fato, toda vez que traçamos objetivos, sabemos que temos um árduo caminho a percorrer

    Agora sim, este está melhor!!rsrsrs...

  4. marcos disse...

    Manuel - Trabalhei com gerência de projetos de desenvolvimento de produtos e entendo exatamente o que você quis dizer. As pessoas simplesmente ignoram algumas coisas básicas. Usei muito o MsProject e, muito embora não trabalhe mais com isto cotidianamente, tendo a organizar meus grandes projetos com ele - super ferramenta!

    A propósito, uso o Firefox como navegador e não consegui visualizar a sua página apropriadamente. tive que usar o Explorer... Já ouviu relatos deste tipo?

    Abraço de Londrina...

  5. Caíla disse...

    que belo espaço temos aqui, meu caro! Beijos