O Moliceiro

Publicada por José Manuel Dias


O tradicional Barco Moliceiro vai ser objecto de uma candidatura a Património Imaterial da Humanidade, uma distinção atribuída de dois em dois anos pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). A candidatura está a ser preparada pela Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, com o apoio da Região de Turismo da Rota da Luz.
O Barco Moliceiro é considerado o Ex-libris da Ria de Aveiro. Este tipo de embarcação foi destinado originariamente à colheita e transporte da vegetação aquática, ocupação conhecida pelo termo popular de "apanha do moliço", produto de grande valor económico para fertilizar as terras. O barco distingue-se pelo elegante exotismo da sua proa estilizada e sobre erguida, e pela sua alegre decoração de cores garridas e apelativas. Hoje são comuns os passeios pela ria em moliceiro, observando belezas naturais únicas, como as salinas de Aveiro e a Reserva natural das Dunas de S. Jacinto. A região de Aveiro verá reforçada a sua atractividade turística se esta candidutura for coroada de êxito.

6 comentários:

  1. Pé de Salsa disse...

    Vá lá que no meio de tantas más... surge uma boa notícia para Aveiro e para os Aveirenses!

    Cumprimentos

  2. Seria eu disse...

    É muito bom ver a nossa cultura sendo valorizada.

    Agora eu sei o que é moliceiro!!!

    Abraço do Brasil!

  3. Kafé Roceiro disse...

    Não conheço, mas com certeza é um belíssimo barco!

  4. CarpeDiemBeHappy disse...

    Ora aqui está um blog interessante!Diferente!
    Tinha que ser de Aveiro!Não é por ser a minha terra, mas que é bonita é!
    Obrigado pelo teu comentário.

  5. Santa disse...

    Lindo! Gosto de tudo que se relaciona co as águas. Um beijo

  6. José Manuel Dias disse...

    Agradeço a todos os contributos. Quem pensa em Aveiro pensa na Ria, nos Moliceiros e nos Ovos moles ( doce típico da região).
    Cumps