O futuro está nas nossas mãos...

Publicada por José Manuel Dias


Num passado muito distante, numa pequena aldeia das Beiras, vivia um velho sábio que conseguia responder a todas as perguntas que lhe colocavam, por mais complicadas que fossem. Nessa aldeia viviam também dois jovens muito espertos que lhe colocavam perguntas e mais perguntas mas, para todas elas, o velho sábio tinha sempre uma resposta. Os jovens resolveram então desafiar o velho sábio...colocar-lhe-iam uma questão que ele não conseguiria responder de modo correcto.
Um deles apanhou uma linda e brilhante borboleta amarela, rendilhada de listas pretas e azuis e disse ao amigo. “ Tive uma ideia”. “ Acabei de encontrar esta borboleta, posso segurá-la nas mãos e perguntar ao velho sábio se ela está viva ou morta. Se ele responder que está morta, eu abro a mão e liberto-a, deixando que voe e regresse à liberdade. Se ele responder que está viva, eu dou um rápido apertão, abro as mãos e digo: “Errou, ela está morta!”. Assim, qualquer resposta que ele der nós venceremos e conseguiremos enganá-lo. “Brilhante”, comentou o amigo. Os dois foram, então, procurar o velho sábio.
Encontraram o homem, sentado numa pedra debaixo de um pinheiro. Os dois jovens saudaram-nos e o velho sábio respondeu" Viva! Que pergunta têm hoje para me colocar?" - “Oh velho sábio”, disse o mais novo que tinha as mãos colocadas atrás, nas costas “Eu tenho uma borboleta nas minhas mãos e gostaria de lhe perguntar se ela está viva ou morta”.
O velho sábio olhou por um momento para os jovens e pensou. Sorriu e respondeu “Meus amigos", respondeu" a borboleta está...nas vossas mãos".

8 comentários:

  1. Joel Rogerio disse...

    Estamos sempre a passar aqui, a apreciar. Como se diz,no Brasil, "curtindo".

  2. + Kazzx + disse...

    Caro José Manuel,

    Obrigado pela visita e comentário no gotas de fel, muita boa história.

    Saudações de um descendente do Brasil

    Abçs

  3. Zeca disse...

    Há homens que lutam um dia e são bons; Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis.
    (Bertold Brecht)

    E tu és imprescindível.

    Não podia deixar este post aqui.
    Bom fim de semana
    Fica bem

  4. ... disse...

    :)
    Está nas nossas mãos..
    E não só uma borboleta :)
    Um abraço.

  5. GK disse...

    E o futuro é tão frágil quanto essa borboleta... Ha que tratá-lo bem...

    Felicidades.

  6. CarpeDiemBeHappy disse...

    Espectácular!!!
    Texto sábio e reflexivo.
    Todas as opções que fazemos estão na nossa mão...

  7. José Manuel Dias disse...

    Muito obrigado pelos comentários.

  8. Cleopatra disse...

    Daí a minha história da Miúda e do Poeta.

    Gostei!