O planeamento de uma estratégia comercial pode resumir-se a três perguntas chave que indicam, cada um delas, uma fase fundamental do desenvolvimento do respectivo processo. Estas perguntas chave são as seguintes:
- Onde estamos?
- Onde estamos?
- Para onde queremos ir?
- Como chegaremos até lá?
A resposta à primeira pergunta requer uma análise da situação, tanto interna, dos recursos e capacidades da própria empresa, como externa, do mercado, concorrência e enquadramento, com o fim de determinar as oportunidades e ameaças, assim como os pontos fortes e fracos tanto próprios como da concorrência.
A resposta à segunda questão pressupõe uma definição dos objectivos que a organização pretende alcançar. Finalmente, a resposta à última interrogação implica a determinação dos meios necessários e o desenvolvimento das acções para alcançar os objectivos da organização.
Uma boa formulação da estratégia facilita a respectiva implementação e a obtenção de bons resultados. O desempenho da nossa Selecção no Mundial, motivo de orgulho para todos nós, está aí para o comprovar.
A estratégia é um coktail complexo! Daria para escrever um livro...
Viva:
Concordo no essencial.
O problema é quando há um ou outro "Pauleta" que não cumpre a estratégia e não faz mais do que "manobras de diversão".
Um abraço,
Olá, boa tarde.
Relativamente a este tema, faltou aqui algo que considero muito importante que cada vez mais está a cair em desuso pelas empresas.
A Motivação criada à volta da Selecção Nacional através do capital "humano" que transformou todos aqueles rapazes numa verdadeira família. Sem esse factor (primordial), não iriamos tão longe.
O homem não pode ser tratado apenas como uma máquina para atingir os objectivos da empresa. Tem de fazer parte integrante da empresa e ser tratado como tal.
É o que eu penso.
Cumprimentos
Grato pelas participações.
José Manuel, esta foi certamente, uma excelente lição, curta, rápida e muito eficaz, além de ter a vantegem de serir para qualquer área da nossa vida.
Gostei muito do seu blog. Voltarei sempre.
Beijos.