Trabalhar, trabalhar mas...

Publicada por José Manuel Dias


A crise, que é superior às expectativas que tínhamos, surpreendeu não só os portugueses, como o Banco de Portugal, a Comissão Europeia, a Alemanha, a Inglaterra e a Itália», afirmou José António Barros, citado pela agência Lusa, à margem da Qualific@-Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, na Exponor, em Matosinhos.
Salientando que, por exemplo, na Alemanha, os efeitos da crise estão a ser ainda «mais gravosos» que em Portugal, o presidente da AEP defende que a única saída é «trabalhar».
«A crise é mais profunda do que pensávamos. Perante isto, só posso dizer uma coisa: temos que trabalhar», afirmou Barros.
Fonte: Agência Financeira, aqui.
Será que basta trabalhar? Será que não devemos ter em conta o que se passa à nossa volta? Será que não se justifica conhecer o que está a mudar? Faz sentido continuar a produzir quando o mercado já não quer o que fazemos? Quem continuar a querer o que fazemos? Em que é que somos bons e que vantagens retiramos disso? Quem são os nossos clientes e que necessidades têm? Quais são os nossos concorrentes? Como podemos ser mas competitivos?
Uma reflexão ue se justifica antes de continuarmos a afectar recursos às nossas actividades. Pensar estrategicamente é uma necessidade. Quem não o fizer de forma sistemática corre o risco de ter o mesmo destino dos dinossauros.

1 comentários:

  1. Ana Paula Fitas disse...

    Estimado José Manuel Dias: fiz link para este (excelente) texto sob o título "O Dedo na Ferida" que acabei de publicar no A Nossa Candeia. Obrigado.