Será mau?!

Publicada por José Manuel Dias


As vendas do sector automóvel caíram 47,8 por cento, em Janeiro deste ano comparando com igual período de 2008, segundo os dados da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA). As vendas nos ligeiros de passageiros registaram uma queda de 51,3 por cento e as dos comerciais ligeiros 35,6 por cento, revela o comunicado divulgado hoje por esta associação, que representa 3.850 empresas do sector.
Fonte: Público, aqui.
10494 automóveis ligeiros vendidos em Janeiro. Apesar de parte da queda poder ser explicada com a antecipação de compras feita em Dezembro, potenciada por razões fiscais, o número não deixa de ser impressionante. Em 2009, venderam-se metade dos automóveis vendidos em 2208. Será mau? Talvez não seja. Não será importante reduzir as importações e aumentar as poupanças? Não devemos nós deixar de viver acima das nossas possibilidades? Se não podemos comprar um carro topo de gama, compremos um carro da gama média. Se estamos habituados a trocar de carro cada 4 anos, porque não prolongamos a vida de útil para 6 ou 7? Será que já estamos a alterar os nossos comportamentos?
Claro que ninguém questiona a importância do sector e do seu contributo para o emprego. Justifica-se, por isso, que o Governo tenha uma "linha de crédito para a produção automóvel" em ordem a tentar responder a essas preocupações e à necessidade de manter activo seu potencial de exportação. Se os outros (no estrangeiro) podem comprar carros novos, preparemo-nos, pois, para os montar.

0 comentários: