O outro lado da crise

Publicada por José Manuel Dias


A crise económica, que atinge todo o sector automóvel, está a beneficiar as empresas de transportes públicos, que têm cada vez mais passageiros.Os stands têm menos procura - as vendas de automóveis caíram mais de 40% - o comércio de usados, sobretudo de viaturas importadas, está a perder clientes, o negócio de pneus e oficinas familiares está ameaçado e as transportadoras de mercadorias têm milhares de camiões parados.Um dos sectores que parece estar a escapar à crise é o das empresas de transportes públicos, uma vez que os portugueses estão a recorrer mais a estas: o Metro do Porto recebeu mais 7% de passageiros em 2008 e a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) conquistou mais 2% de utilizadores.
Fonte: Diário de Notícias, aqui.
A crise repercute-se em ameaças para uns e oportunidades para outros. Permite, também, reformular padrões de comportamento. Estamos, ao que parece, a ser mais amigos do ambiente.

1 comentários:

  1. Filipe Silva disse...

    Como em tudo mudanças que se façam têm sempre prós e contras.
    De facto é uma mudança de comportamento social imposta essencialmente pelas necessidades comuns de várias pessoas. Mas, muitas personalidades e projectos só assim surgem, da necessidade. Por vezes o ser humano fica como estagnado, e necessita de um estímulo forte exterior, que por vezes é a necessidade. Existem sinais evidentes de que o sector automóvel está em declínio e como diz, e muito bem o reformular de padrões de comportamento. Quanto ao “sermos mais amigos do ambiente” … Penso que será uma aposta em que o sector automóvel terá de apostar, essencialmente na locomoção a electricidade.
    Obrigado, mais uma vez pela partilha de informação que nos proporciona.
    Cumprimentos,
    Filipe Silva.