O discurso e a metáfora

Publicada por José Manuel Dias


A metáfora é um das figuras de discurso mais usadas na vida corrente, na literatura, nas artes e na publicidade. Nos anúncios, a junção de texto e imagem potencia o uso da metáfora. Vejamos três anúncios mais ou menos recentes, dois com metáfora, outro sem.
O primeiro deles é o reclame que anunciava a junção dos
sites imobiliários do BPI e do Expresso num só. “Todos os imóveis no mesmo sítio” era a frase de acesso ao anúncio. Essa expressão implica um jogo de palavras, pois o substantivo “sítio” tanto de nota um mesmo local físico como serve, neste caso, para referenciar o imaterial site na internet (o sentido prioritário da mensagem). É a imagem que cria a metáfora: ela transforma o site-sítio numa cidade à beira dum rio com inúmeros edifícios implantados quase a monte, para sugerir que, no site, tudo está próximo: a Torre de Belém, a Universidade de Coimbra, prédios do Porto, estão todos encostadinhos nesta brincadeira digital que reconstrói pela imaginação a acumulação de oportunidades imobiliárias num mesmo media. O resultado é uma cidade imaginária no meio da charneca, mas que, em virtude do efeito óptico, parece, à primeira vista, uma cidade real.
Eduardo Cintra Torres, no Jornal de Negócios, com leitura integral aqui.

0 comentários: