Em linha com a Europa

Publicada por José Manuel Dias


A economia portuguesa contraiu-se dois por cento no quarto trimestre do ano, face ao trimestre anterior, desempenho que contribuiu decisivamente para a variação nula do Produto Interno Bruto no conjunto do ano, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística na sua estimativa rápida.
O recuo da economia no terceiro trimestre em menos 0,1 por cento e agora esta nova queda do PIB de dois por cento no último trimestre do ano anterior, coloca Portugal em recessão técnica, tal como se encontram grande parte das congéneres europeias.
Fonte: Público, aqui.
Os próximos tempos não vão ser fáceis. As dificuldades vão continuar. A verdade é que não há volta a dar, temos de ser nós a encontrar as soluções para os problemas com que nos confrontamos, esperando, queos nossos principais parceiros comerciais façam o mesmo. Empreender, investir, manter empregos, consumir com moderação e poupar são as palavras-chave destes tempos. Os tempos não são de lamentos, são acção, e os Governos, também, não se podem eximir às suas responsabilidades. Têm que fazer o que é preciso ser feito.

0 comentários: