Não há GPS

Publicada por José Manuel Dias


O ministro das Finanças afirmou ontem que a crise económica e financeira global é "um momento único na história" e que não "há GPS" para esta situação, mas apenas "estrelas" tapadas com "nuvens"."Fazer política em condições de normalidade é como navegar com GPS [sistema de posicionamento geográfico por satélite], mas esta crise não vem nos livros", defendeu Teixeira dos Santos, na lição que apresentou ontem em Faro, durante a abertura do II curso da Universidade Meridional. Para o ministro das Finanças, esta situação é "inteiramente nova e é um desafio para todos" e "não há GPS para esta situação".
"Temos de nos guiar pelas estrelas. O problema são as nuvens"", observou Teixeira dos Santos, acrescentando que é essencial "saber para onde se quer ir" e como "queremos ir". Para enfrentar a crise global, Teixeira dos Santos recordou que o Estado português vai "abdicar de mil milhões de euros" para implementar o pacote de medidas anunciadas em Dezembro de 2008, mas frisou que são medidas "temporárias".
Fonte: Público, aqui.
Insistir em respostas antigas para novos problemas é um errro. Novos problemas requerem novas soluções. Resta saber se resultam.

0 comentários: