10 Conselhos para conservar o emprego

Publicada por José Manuel Dias


1. Não entre em pânico: mantenha a confiança em si, mesmo perante a pior conjuntura, porque esta também pode revelar novas perspectivas.
2. Seja positivo e mostre-se empenhado : quando a tempestade é grande e o barco tomba, coloque-se por apenas 10 minutos no lugar do capitão. Compreenda o papel deste e o de toda a equipa, que deverá saber o que fazer para manter o barco a navegar. É o momento de ter iniciativa para surpreender positivamente o seu patrão.
3. Destaque-se entre os demais: distinga-se pela motivação e pela competência. Quem investiu tempo a enriquecer os seus conhecimentos distinguir-se-á agora, e a longo-prazo, pelo seus skills.
4. Mantenha-se informado : uma empresa em dificuldades tem de reagir rapidamente. Para ganhar flexibilidade é normal que tenha de transferir profissionais de umas áreas para outras. Não veja isso como uma ameaça. O patrão valorizará a boa atitude e lembrar-se-á de si quando esta fase passar.
5. Coloque-se em causa : a crise dá-lhe a oportunidade de avaliar melhor qual é o seu verdadeiro valor para a companhia. Questione-se: Realizo bem o meu trabalho? Poderá ser feito por outra pessoa? Eu cumpro os meus objectivos?
Continuar a ler aqui, Semanário Expresso.

0 comentários: