Avaliação internacional elogia reformas

Publicada por José Manuel Dias


O aplauso ao encerramento das "pequenas e ineficazes escolas do primeiro ciclo (do ensino básico)", à "oferta da escola a tempo inteiro" e recomendações sobre o enriquecimento curricular integram os resultados de uma avaliação internacional a apresentar hoje.
Na ocasião estarão presentes o primeiro-ministro, José Sócrates, e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues. Também marcará presença a responsável pelo departamento das Políticas da Educação e Formação da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), Deborah Roseveare.
No sumário dos resultados da avaliação e recomendações disponibilizado à Lusa, refere-se que as reformas iniciadas em 2005 "reflectem uma visão política clara e um elevado nível de conhecimento estratégico", assim como uma "resposta corajosa e imaginativa" aos desafios do sistema educativo que não produzia os "resultados necessários".
Entre os resultados positivos a avaliação aponta o "excelente modelo de formação contínua dos professores", a existência de formadores de professores nos agrupamentos de escolas, assim como a alteração das regras para a escolha dos directores dos agrupamentos.
Fonte: Expresso, aqui.
Escolas do Básico a funcionar até às 17.30 horas, Inglês para o 3º e 4º anos, refeições para todos e acesso a novas tecnologias. Valeu a pena o esforço. Centremo-nos agora no muito que há ainda a fazer. Portugal merece uma Escola Pública Melhor!

0 comentários: