Bagagem "samurai"?

Publicada por José Manuel Dias


Apesar da presente crise financeira, todos os agentes económicos reconhecem a importância do sector bancário na economia mundial. É indiscutível o papel mobilizador e até mesmo inovador que tem tido nos últimos anos na sociedade global. Mas nesta fase de enorme dificuldade é urgente que os Bancos tenham um espírito de "samurai", onde serão imprescindíveis três qualidades: lealdade com todos os "stakeholders", integridade e coragem.
Recordo que, já segundo "o código do samurai", a virtude estaria em conseguir reunir todas estas qualidades morais. Neste caso teríamos o(s) "banco(s) de maior valor". Neste contexto não basta aos bancos fazerem bem as suas principais actividades: captação de poupanças; aplicação de poupanças em activos diversificados e adequados que reflicta o custo de financiamento e os riscos assumidos; aplicação de poupanças em fundos de investimento; oferta de serviços de aconselhamento financeiro; e a avaliação, controlo e diversificação dos riscos da carteira de activos.
Bruno ValverdeCota, no Jornal de Negócios, com artigo integral
aqui.

1 comentários:

  1. Cleopatra disse...

    Espreite aqui

    http://aeiou.expresso.pt/re_em_causa_propria=s24992

    Acha mesmo que os bancos correspondem a isto??
    se olharmos os preceitos do Código dos Samurais encontramos princípios não muito distantes das virtudes ocidentais ( à excepção da castidade).
    GI - Justiça e Moralidade; Atitude directa; razão correcta; decidir sem hesitar;
    YU - Coragem; Bravura heróica; JIN - Compaixão; Benevolência; simpatia; amor incondicional para com a humanidade;
    REI - Polidez e Cortesia; Amabilidade;
    MAKOTO - Sinceridade; Veracidade total; Nunca mentir;
    MEIYO - Honra; Glória;
    CHUGO - Dever; Lealdade; Devoção.