Boas notícias na frente externa

Publicada por José Manuel Dias


O BCP foi muito bem sucedido no empréstimo obrigacionista de 1,5 mil milhões de euros com garantia do Estado que colocou esta semana no mercado. A procura excedeu os 2 mil milhões de euros, com os investidores internacionais a serem responsáveis por mais de 80% das alocações finais.
Na semana passada tinha sido o BES a emitir um empréstimo obrigacionista de 1,5 mil milhões, com a procura a atingir 1,9 mil milhões, dos quais mais de 80% também veio de investidores estrangeiros.
Parecem estar assim completamente afastados os receios de que a economia portuguesa passasse a ter grande dificuldade em financiar-se internacionalmente, depois da emissão obrigacionista da Caixa, em Dezembro, se ter ficado por 1,25 mil milhões, quando pretendia chegar aos dois mil milhões.
É um excelente sinal, num quadro macroeconómico muito difícil, como aquele que vamos atravessar em 2009.
Por outras palavras, não haverá estrangulamento no crédito à economia portuguesa este ano. E nem sequer seremos nós a pagar as taxas mais elevadas na Europa.
Com efeito, tomando como referência a dívida pública alemã de taxa fixa a 10 anos, a Grécia está a pagar acima de 200 pontos base, a Irlanda mais 150 pontos, a Itália mais 130, Portugal entre 95 e 100, a Áustria e Bélgica mais 90 e a Espanha mais 85.
Nicolau Santos, no Semanário Expresso, aqui.

0 comentários: