Conseguir: as palavras-chave

Publicada por José Manuel Dias


No passado dia 19, ouvi o primeiro-ministro. Na certeza que não me cobrará "royalties", aproveitei cinco palavras-chave da sua intervenção para a última crónica de 2008.
Confiança. A prosperidade pode ser destruída pela excessiva confiança, mas a crise não se combate sem confiança nas nossas capacidades para lutar. Os vencidos à partida, sem confiança para a luta, representam a pior realidade que a vida me tem mostrado.
Ânimo. Um homem a arrastar as pernas, coluna dobrada, olhar triste e a queixar-se da sua triste sina, é a imagem do vencido pelo desânimo, qual Benfica no final do jogo com o Metalist. Sem ânimo, não se enfrentam problemas com a magnitude como os da actual situação.
Coragem. O medo não deixa expressar opiniões. Podem incomodar ou ser mal interpretadas. O medo tolhe a decisão. Quem não apoiar ou ajudar a construir decisões contra a crise, por medo de errar ou de perder votos, em nada ajudará a vencê-la. Só complicará.
Liderança. Em momentos de dificuldade, os responsáveis não podem ficar na retaguarda à espera que outros definam orientações para as fotocopiar e se desculpabilizarem. O espírito burocrático não ajuda a vencer crises, pois cada sociedade necessita de algumas soluções específicas. Os líderes têm de dar a cara e assumir o ónus.
Acção. Tem de ser rápida, mesmo com o risco de gerar algumas perdas, pois o essencial é evitar que a crise se torne incontrolável. Não é o perfeito e demorado desenho de um programa a médio prazo que limitará os danos e os sofrimentos imediatos.
António Almeida, no Semanário Expresso, aqui.

0 comentários: