Assustador

Publicada por José Manuel Dias


O aumento de despesa pública e o abrandamento da economia levam a despesa pública do Estado a pesar 50% do PIB pela primeira vez na história.
No OE para 2009 o Executivo fez uma alteração metodológica à contabilização das despesas com contribuições sociais dos funcionários públicos que retiraram às despesas e receitas do Estado cerca de 3.149 milhões de euros. O valor do défice ficou igual, mas o peso destas rubricas no PIB diminuiu, o que impossibilitava a comparação com 2008.
Repetindo o exercício, mas levando agora em linha de conta que a economia terá crescido 0,3% em 2008 (e não os 0,8% que o Governo previa no OE) e deverá, segundo o executivo, contrair 0,8% este ano (uma hipótese optimista face à comissão Europeia que previu hoje menos -1,6%), então o peso da despesa pública no PIB passou para 49,94% em 2008 e crescerá para 49,97% em 2009, chegando assim à barreira dos 50%.
Fonte: Jornal de Negócios, aqui.
Imaginemos agora o que seria se o Governo não tivesse promovido as reformas que promoveu ou se cedesse a todos os que reclamam por melhores condições e mais direitos.

0 comentários: