Chefe da Divisão das Políticas de Educação e Formação, Direcção para a Educação da OCDE, no Prefácio ao Relatório de Peritos sobre avaliação de políticas de valorização do Ensino Básico , divulgado, aqui, no site da OCDE
A sondagem, realizada pela empresa de estudos de mercado "Lansdowne Market Research", indica que 58 por cento das pessoas interrogadas estão "totalmente de acordo" ou "de acordo" com a hipótese de a Irlanda vir a votar favoravelmente o acordo num próximo referendo sobre o Tratado.
O primeiro ponto e o mais importante, tem que ver com as empresas familiares, que constituem uma percentagem significativa de muitas economias. Essas empresas conseguem transmitir aos seus empregados um sentimento de humanidade e de pertença, acabando por envolvê-los com a organização. Em tempos difíceis de crise, a cultura dessas companhias destaca-se pela resiliência, tolerância e flexibilidade.
Há cada vez mais jovens a procurar ajuda médica por apresentarem um nível de audição muito fraco, igual ao de uma pessoa com 60 anos. A causa é conhecida: ouvir música no MP3 com um volume muito elevado, explicaram vários especialistas ao DN.
Japão no pior dos últimos 50 anos
Crise varre empresas tecnológicas
Microsoft anuncia o fim de 5000 empregos
Resultados da Nokia em forte queda
Europa vai ter défice recorde este ano
Previsões desastrosas para a Alemanha
A Noruega vai pôr em marcha um plano de incentivos fiscais, de 2,2 mil milhões de euros, para evitar o crescimento do desemprego causado pla crise económica
Na semana passada tinha sido o BES a emitir um empréstimo obrigacionista de 1,5 mil milhões, com a procura a atingir 1,9 mil milhões, dos quais mais de 80% também veio de investidores estrangeiros.
Parecem estar assim completamente afastados os receios de que a economia portuguesa passasse a ter grande dificuldade em financiar-se internacionalmente, depois da emissão obrigacionista da Caixa, em Dezembro, se ter ficado por 1,25 mil milhões, quando pretendia chegar aos dois mil milhões.
É um excelente sinal, num quadro macroeconómico muito difícil, como aquele que vamos atravessar em 2009.
Por outras palavras, não haverá estrangulamento no crédito à economia portuguesa este ano. E nem sequer seremos nós a pagar as taxas mais elevadas na Europa.
Com efeito, tomando como referência a dívida pública alemã de taxa fixa a 10 anos, a Grécia está a pagar acima de 200 pontos base, a Irlanda mais 150 pontos, a Itália mais 130, Portugal entre 95 e 100, a Áustria e Bélgica mais 90 e a Espanha mais 85.
Confiança. A prosperidade pode ser destruída pela excessiva confiança, mas a crise não se combate sem confiança nas nossas capacidades para lutar. Os vencidos à partida, sem confiança para a luta, representam a pior realidade que a vida me tem mostrado.
Ânimo. Um homem a arrastar as pernas, coluna dobrada, olhar triste e a queixar-se da sua triste sina, é a imagem do vencido pelo desânimo, qual Benfica no final do jogo com o Metalist. Sem ânimo, não se enfrentam problemas com a magnitude como os da actual situação.
Coragem. O medo não deixa expressar opiniões. Podem incomodar ou ser mal interpretadas. O medo tolhe a decisão. Quem não apoiar ou ajudar a construir decisões contra a crise, por medo de errar ou de perder votos, em nada ajudará a vencê-la. Só complicará.
Liderança. Em momentos de dificuldade, os responsáveis não podem ficar na retaguarda à espera que outros definam orientações para as fotocopiar e se desculpabilizarem. O espírito burocrático não ajuda a vencer crises, pois cada sociedade necessita de algumas soluções específicas. Os líderes têm de dar a cara e assumir o ónus.
Acção. Tem de ser rápida, mesmo com o risco de gerar algumas perdas, pois o essencial é evitar que a crise se torne incontrolável. Não é o perfeito e demorado desenho de um programa a médio prazo que limitará os danos e os sofrimentos imediatos.
Na ocasião estarão presentes o primeiro-ministro, José Sócrates, e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues. Também marcará presença a responsável pelo departamento das Políticas da Educação e Formação da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), Deborah Roseveare.
No sumário dos resultados da avaliação e recomendações disponibilizado à Lusa, refere-se que as reformas iniciadas em 2005 "reflectem uma visão política clara e um elevado nível de conhecimento estratégico", assim como uma "resposta corajosa e imaginativa" aos desafios do sistema educativo que não produzia os "resultados necessários".
Entre os resultados positivos a avaliação aponta o "excelente modelo de formação contínua dos professores", a existência de formadores de professores nos agrupamentos de escolas, assim como a alteração das regras para a escolha dos directores dos agrupamentos.
Fonte: Expresso, aqui.
2. Seja positivo e mostre-se empenhado : quando a tempestade é grande e o barco tomba, coloque-se por apenas 10 minutos no lugar do capitão. Compreenda o papel deste e o de toda a equipa, que deverá saber o que fazer para manter o barco a navegar. É o momento de ter iniciativa para surpreender positivamente o seu patrão.
A verdade é que o número dos bancarizados que possuem este cartão tem registado uma tendência de subida desde 2001, altura em que 25,3% dos indivíduos com conta bancária detinham pelo menos um cartão, diz o estudo Basef Banca, da Marktest.
Só no quadrimestre móvel de Novembro de 2008, foram contabilizados 2.446 mil possuidores de cartão de crédito, um valor que corresponde a 32,8% do universo composto pelos residentes no continente com 15 e mais anos que possuem conta bancária.
A grande maioria (71%) dos possuidores são residentes em lares com rede fixa e possuem apenas um cartão. Já 28% possui mais do que um.
A redução representa uma quebra de 52 mil funcionários públicos, explicou o ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos na apresentação do orçamento suplementar, na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças.
«É uma redução de quase 52 mil funcionários públicos e eu pergunto-me quantas entidades e empresas terão, na sua história reduzido o número de funcionários, sem recorrer a despedimentos ou com processos de fusão ou reestruturação», questionou.
Fonte: Diário de Notícias, aqui.
Convenhamos que para quem comenta temas económicos não saber distinguir taxas nominais de taxas reais é uma grave lacuna. Nem sempre taxas altas são estimulantes se a inflação se situar em números idênticos. Por outro lado qualquer aforrador com valores para depósito superiores a € 5.000,00 consegue taxas melhores do que as indicadas no artigo. É só espreitar aqui. Recolher informação e negociar é sempre uma boa estratégia para optimizar os rendimentos das poupanças.
1. A habitual confusão entre stocks e fluxos: "Agora, com a crise, o desequilíbrio das contas passa para os 3,9% da riqueza." O que os jornalistas queriam dizer é que o défice orçamental passa para os 3.9% do PIB. PIB e riqueza não são a mesma coisa. O primeiro é um fluxo, o segundo é um stock.
¿Cómo puede entonces Obama hacer más? Incluyendo en su plan mucha más inversión pública, lo cual será posible si adopta un punto de vista más a largo plazo.
El informe de Romer y Bernstein reconoce que "un dólar de gasto en infraestructuras es más eficaz para crear puestos de trabajo que un dólar de rebajas fiscales". Sin embargo, sostiene que "en un marco temporal corto, la inversión pública que puede efectuarse con eficacia tiene un límite". ¿Pero por qué tiene que ser corto el marco temporal?
2.A construtora de automóveis Honda vai eliminar 3.100 postos de trabalho temporários no Japão, mas o nosso país não será afectado, disse fonte oficial da empresa.
3. A empresa de aluguer de automóveis Hertz vai reduzir quatro mil postos de trabalho em todo o mundo, para fazer face à queda da procura.
4. A unidade financeira da General Electric, GE capital, anunciou que vai cortar pelo menos sete mil postos de trabalho. Esta medida surge como uma contenção de despesa da empresa para enfrentar a crise económica.
5. A companhia farmacêutica Pfizer vai despedir 2.400 trabalhadores, de acordo com a versão online do «Wall Street Journal».
Fonte: Agência Financeira, aqui.
Fonte: Público, aqui.
Porque bem vistas as coisas, a decisão da S&P até chega tarde. Quem olhar para os mercados de dívida soberana (emitida pelos Estados) percebe que o mercado já tinha feito o seu próprio julgamento em relação ao risco associado a Portugal, agravando os spreads de colocação de dívida pública. Ou seja, a S&P não faz mais do que incorporar um juízo que já tinha sido emitido pelo próprio mercado (embora se deva dizer que no clube Med – Espanha, Portugal, Itália e Grécia – Portugal até não está mal colocado): o spread da dívida portuguesa é mais baixo que o grego, o italiano e até o irlandês. O problema é que não vale de nada contentarmo-nos com o mal menor (ter melhor “rating” que a Irlanda). Porque o que a S&P está a dizer é que Portugal tem agora menor capacidade para honrar os seus compromissos (devido ao agravamento do défice orçamental); e isso significa pagar mais pela dívida que o Estado emite. Mais uma razão para o Governo ter cuidado com a forma como gasta dinheiros públicos em ajudas à economia. Porque não há almoços grátis.
2) transparência é, para começo de conversa: publicar os contratos, as razões da escolha daquele parceiro, o planeamento, as avaliações, os resultados. Tudo em linguagem acessível (legalês depurado), em tempo útil (isto é: IMEDIATAMENTE) e em local de acesso universal (nada de publicações por assinatura). Com a transparência por obrigação, seja concurso ou adjudicação a sociedade segue e fiscaliza melhor cada contrato feito em seu nome pelos representantes eleitos.
Os dados não reflectem ainda a totalidade do ano de 2008 (referem-se à realidade medida de Janeiro a Novembro) e, mesmo assim, verifica-se um aumento de cerca de mil cheques que foram devolvidos face a 2007. Esta subida ocorreu tanto nos que são apresentados à compensação, como nos cheques classificados de grande montante (para valores acima dos 100 mil euros) e inverte a tendência que se tinha registado de 2006 para 2007 em que o número destas situações tinha sofrido uma forte diminuição.
Sabia que a Master Guardian foi a 1ª empresa de alarmes do mundo a integrar design e tecnologia biométrica?
Sabia que o software da SISCOG planeia os recursos humanos das redes de caminho de ferro nos países mais avançados da Europa?
Sabia que a SkySoft cria software para sistemas de navegação e de comunicação por satélite para gestão de infra-estruturas rodoviárias ou marítimas?
Sabia que o Displax da Edigma transforma qualquer superfície num quadro interactivo, ideal para fins comerciais, lúdicos ou didácticos?
Sabia que a Critical Software desenvolveu o software de integração dos sistemas de informação dos países do espaço Schengen?
Sabia que em Portugal o Simplex passou o tempo médio de criação de uma empresa para 47 minutos?
Sabia que o Vital Jacket é uma t-shirt que permite a monitorização dos sinais vitais do utilizador?
Sabia que que o fato de banho “mais rápido do mundo”, o LZR RACER, que contribuiu para a conquista de 35 recordes do Mundo em 2008, é feito pela empresa portuguesa Petratex?
Quer conhecer mais coisas de que os portugueses se podem orgulhar? É só clicar aqui.
O documento, que será necessário sempre que for efectuada qualquer transacção com o imóvel, tem de ser passado por um técnico reconhecido pela Agência para a Energia. Nalguns casos, pode chegar a custar 200 euros.
O certificado contém várias informações sobre o edifício. Além da classificação energética da habitação, deste documento constarão ainda sugestões para a tornar mais eficiente em termos energéticos. Se estes conselhos forem seguidos, a factura de energia de quem lá vive vai, com certeza, baixar.
Esta é uma questão que muitas vezes se coloca quando se decide contrair um empréstimo para comprar habitação. Regra geral, em altura de descida das taxas de juro as taxas variáveis, como a Euribor, tendem a compensar. Mas em época de subidas de juros, como se verificou nos últimos três anos, a taxa fixa é mais compensadora.Se vai contrair um empréstimo este ano, tenha em atenção que as taxas fixas praticadas actualmente pelos bancos estão mais altas que as médias das taxas Euribor. O que significa que um empréstimo indexado a uma taxa fixa é actualmente mais caro. Por isso, nesta altura o melhor será optar por indexar o empréstimo à taxa Euribor. Mas gaste algum tempo a comparar para tentar poupar dinheiro.
O Negócios fez os cálculos. Quem contrair um empréstimo de 100 mil euros, a 30 anos, com um "spread" de 0,7% e optar por indexar o seu crédito à Euribor a seis meses vai pagar, em Janeiro, 481,17 euros, considerando a média mensal da Euribor de Dezembro (mês de referência para o cálculo dos juros no primeiro mês do ano). A revisão deste empréstimo ocorrerá em Julho e, segundo os juros contratados pelos bancos entre si nos mercados internacionais para o futuro, a Euribor a seis meses deverá rondar os 2,195%. Este valor corresponde a uma prestação de 415,96 euros.
Fonte: Jornal de Negócios, artigo da responsabilidade de Sara Antunes, aqui.
O novo regime foi anunciado no Conselho de Ministros de 13 de Dezembro, que aprovou o conjunto de iniciativas para o investimento e o emprego com o objectivo de ajudar a economia a enfrentar a actual situação de crise.
Este novo regime de seguro de crédito visa a contratação de plafonds ao nível dos seguros de crédito das seguradoras a operar no mercado português, quer para os mercados da OCDE quer para os restantes, onde se coloca a questão do risco comercial e político, que se tornou um problema para as empresas.