Sim, mas...

Publicada por José Manuel Dias


A economista Teodora Cardoso disse hoje que vai ser preciso obrigar os bancos a concederem crédito. No entanto, a especialista avisa que não se pode "cair numa situação em que se financia tudo, com os bancos a aguentar as perdas".
"Vai ser necessário obrigar os Bacos a fazerem aquilo para que servem" disse Teodora Cardoso na Conferencia Anual da Ordem dos Economistas, citada pela Lusa."Os governos estão conscientes disso", acrescentou a especialista, avisando que não se pode "cair numa situação em que se financia tudo, com os bancos a aguentar as perdas". A reputada economista defendeu que é preciso desenhar uma política para que os créditos concedidos "financiem finalidades que melhorem a produtividade e a eficiência da economia".
Fonte: Diário Económico, aqui.
Uma abordagem interessante que foi objecto de reflexão numa das nossas últimas aulas: como se pode estancar o crescimento do crédito vencido? Reforçando a selectividade, melhorando garantias, avaliando de modo adequados os potenciais utilizadores de crédito e privilegiando finalidades que assegurem adequados retornos e tornem as economias mais competitivas foram algumas das sugestões. Podemos, então, dizer que os futuros bancários já estão despertos para os novos paradigmas de análise de risco.

0 comentários: